Um dos assuntos mais comentados da semana foi um gigantesco navio encalhado no Canal de Suez, que gerou reflexos em todo o mundo devido ao atraso de cargas em rota planetária. Em apenas seis dias o prejuízo estimado beira os 10 bilhões de dólares.
Comentávamos como se fosse ali, na esquina de casa. Virou meme, filtro para redes sociais...enfim. Um assunto corriqueiro. Quando o gigante finalmente se moveu muitos noticiaram em tempo real e comentaram em suas redes.
E assim como o navio lá no Egito, outros assuntos estarão em pauta, dividindo a nossa atenção com os assuntos rotineiros.
A democratização do acesso a informações amparada pelo maior acesso à tecnologia, com smartphones, dados móveis e Wi-Fi, vem construindo um cenário no qual nos tornamos verdadeiros "cosmopolitas virtuais", expressão que cunhei pensando em designar como nos sentimos coparticipes de eventos e acontecimentos em tempo real.
A qualquer hora do dia, inclusive de madrugada para nós aqui no Brasil, vai haver algum assunto que desperta a atenção e começa a ser repassado em redes sociais, portais de notícias e aplicativos de mensagens instantâneas.
Então, em nosso rol de temas a serem conversados e discutidos nunca faltará novidades que vão desde a rota do comércio marítimo internacional, ao novo clip de uma estrela pop, passando por eleições em outros países e finalmente recaindo sobre a repercussão de um programa de entrevistas.
Acabamos sendo especialistas em generalidades, formando a nossa visão de mundo como se fosse um mosaico, uma bricolagem, com mensagens pré-construídas que vão se moldando e referenciando a realidade em que vivemos.
Como diria o pesquisador do MIT Henry Jenkins, "remixando conteúdo de mídias de maneiras que não poderiam ser imaginadas antes."
O que você propaga pode ser tão interessante quanto "como você propaga?". Outro grande pensador contemporâneo, Malcon Gladwell vai ao ponto: "Há um modo simples de embalar a informação e torná-la irresistível."
E nós vamos seguindo, como artesãos digitais, tecendo esta infinita colcha de retalhos informacionais.