Logo O POVO+
Ronara Aragão: Propriedade Intelectual e pequenos negócios
Opinião

Ronara Aragão: Propriedade Intelectual e pequenos negócios

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ronara Aragão, Senai (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Ronara Aragão, Senai

As pequenas e médias empresas (PME) inovam em busca de um aumento de eficiência e produtividade, por conta das oportunidades de mercado e para reagir à concorrência.

Nesse contexto, a proteção intelectual alinhada ao processo inventivo é uma alternativa que visa ajustar a atuação do empreendimento ao cenário econômico atual, gerando barreiras de entradas de concorrentes.

No ambiente de inovação, algumas ideias são transformadas em produtos, processo ou serviços passando por uma jornada arriscada até chegar ao mercado e serem consideradas inovação, porém, o uso dos instrumentos do sistema de propriedade intelectual como marcas, direitos de desenho industrial, direito autoral, patentes, segredos comerciais, indicações geográficas, como uma estratégia de negócio podem contribuir com todo esse processo agregando valor e garantias aos empreendedores.

Destaca-se também, que neste momento, onde a retomada da economia do mundo é de vital importância, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual - OMPI promove o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, em 26 de abril, como o tema: PI & PME: levar suas ideias ao mercado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará) como parceiro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), anualmente celebra esta data disseminando para as indústrias cearenses a importância do tema.

Este ano o tema escolhido foi muito oportuno, tendo em vista que algumas PMEs no cenário atual buscam estratégias de sobrevivência.

Para auxiliar essas empresas, o Senai reforça o compromisso na realização de inúmeras ações em busca de estratégias para alavancar PME em meio à crise, seja por meio do fomento ao empreendedorismo, conexão de pequenos empreendedores a grandes indústrias para o desenvolvimento de projetos de inovação, fomento ao desenvolvimento de tecnologia, consultorias em processo produtivo, inovação, propriedade intelectual e etc, uma vez que as PMEs formam a espinha dorsal das economias nacionais e, com o apoio de instituições como a OMPI, Senai dentre outros, algumas delas serão as grandes empresas de manhã. n

 

O que você achou desse conteúdo?