A incursão policial na favela do Jacarezinho, na capital fluminense, deixou 28 mortos. A reação das instituições foi de minorar a gravidade do acontecido, afirmando que eram 'todos bandidos'.
Em nenhum momento, o secretariado do governador ou o próprio, Cláudio Castro, que sucede o já infame Wilson Witzel, tentou explicar os resultados desastrosos da operação.
Não é inusitado, porém, o que ocorre. A polícia brasileira tem fama internacional por seus excessos e por incorporar, em seu funcionamento, estruturas criminosas.
A formação de milícias ou, para usar de algum eufemismo, a formação de grupos armados que usam seu poder público de polícia para promover segurança privada, não bem uma novidade.
A transformação disso em poder paralelo, porém, exige uma reação contundente da autoridade pública.
É preciso dizer, com clareza, que não há nada de normal nas chacinas do Jacarezinho ou de Messejana. Uma polícia eficiente não é aquela que mata mais, mas a que promove paz e a sensação de paz.
A milicianização das polícias produz o inverso disso. Com esse fenômeno, o pavor muda de objeto: de um criminoso para um criminoso fardado, o que é um tanto pior.
A quem se recorre quando o braço armado da justiça é o próprio crime organizado?
O arbítrio policial é algo que precisa ser, com urgência, controlado. Os poderes legítimos do Brasil precisam conter suas forças acessórias para que sirvam ao interesse social, não à própria corporação.
Não! Uma operação policial que resulta em morte não pode ser normal. Uma operação policial que resulta em 27 mortes é um desastre para os poderes constituídos da República, que se mostram incapazes de prender, processar e julgar, conforme preconiza o estado de direito.
Aos que teimam em afirmar que "bandido bom é bandido morto", lembrem-se das vezes em que você mesmo desrespeitou a lei. Acaso seria viável parar um carro acima do limite de velocidade com tiros de fuzil? Podemos supor uma sociedade em que os que jogam lixo na rua são açoitados em praça pública? Você gostaria de ter de 'pagar o cafezinho' de todas as blitz em que você for parado? n