Logo O POVO+
Fernanda Pacobahyba: O propósito da educação fiscal
Opinião

Fernanda Pacobahyba: O propósito da educação fiscal

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fernanda Pacobahyba
Doutora em Direito Tributário e secretária da Fazenda do Ceará
 (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)
Foto: Tatiana Fortes/ O POVO Fernanda Pacobahyba Doutora em Direito Tributário e secretária da Fazenda do Ceará

Para comemorar o Dia Estadual da Educação Fiscal, celebrado em 25 de maio, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) planejou uma série de eventos virtuais para promover reflexões sobre cidadania, solidariedade fiscal, reforma tributária e memória institucional.

Participar do processo de inserção de valores éticos e da mudança da perspectiva do papel da sociedade na gestão pública é o grande desafio do Programa de Educação Fiscal (PEF), que, há 22 anos, desperta a consciência cidadã em jovens cearenses.

Historicamente, a educação fiscal tem grande parte de sua atuação no contato direto com os cidadãos, nas escolas, universidades ou demais espaços de interação social públicos ou privados.

Dessa forma, entrar no período do distanciamento social exigiu uma mudança de paradigma e um poder de adaptação.

As atividades de educação fiscal precisaram migrar das salas de aulas para os meios virtuais. Assim, novos projetos foram desenvolvidos para fortalecer essa interação com a sociedade, como o Sefaz Dialoga, o Circuito de Lives Engaja Cidadão, o Efaz - série de postagens no Instagram sobre a função social dos tributos, e outros conteúdos elaborados para as redes sociais.

As iniciativas trouxeram novos olhares e percepções diferentes, mas mantiveram o compromisso de levar aos diversos segmentos sociais o debate sobre tributação e cidadania.

Ao longo de sua trajetória, o Programa de Educação Fiscal vem conscientizando os cidadãos sobre sua responsabilidade no controle de aplicação dos tributos, por meio do exercício da cidadania, buscando, assim, a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária.

Acreditamos que o tributo é o preço da cidadania, e a educação fiscal, um caminho para o desenvolvimento.

Somos responsáveis por proporcionar os meios materiais necessários à construção de uma sociedade mais inclusiva, menos desigual, sendo a educação fiscal um indutor que nos inspira para a missão da Sefaz-CE, que é "melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade".

Desenvolver a educação fiscal é um pacto permanente com a cidadania, prática necessária a toda gestão pública que tenha verdadeiro compromisso com os interesses sociais. n

 

O que você achou desse conteúdo?