Logo O POVO+
Carlos Matos: Vidas que mudam a história
Opinião

Carlos Matos: Vidas que mudam a história

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carlos Matos, empresário (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Carlos Matos, empresário

Exemplo de ousadia e visão à frente do seu tempo, Edmilson Lima completaria 100 anos nesta sexta-feira, 11 de junho de 2021.

É tempo de resgatar a sua memória com gratidão e perceber o valor da iniciativa privada na construção do futuro.

Foi nos idos de 1957 que surgiu a iniciativa pioneira da criação de aves no formato industrial no Nordeste. As famílias passaram a ter acesso à proteína animal de baixo custo e melhorias na dieta alimentar.

Edmilson Lima saiu do interior do Ceará com o apoio de familiares e amigos para construir amizades sólidas que fizeram desabrochar o seu talento empreendedor.

Com elevado espírito associativo, Edmilson Lima foi, ainda, fundador da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), exemplo de associativismo nacional, propiciando o surgimento de novos líderes.

Também tivemos a honra de seguir os seus passos no associativismo, tendo sido presidentes tanto o meu irmão, Edmilson Junior, como eu, o que acabou levando-me a encontrar a minha vocação como homem público.

Setor fundamental para a economia rural do Estado, a avicultura é responsável pela geração de milhares de empregos no campo.

Atualmente, somente o Ceará produz seis milhões de quilos de carne de frango por semana e seis milhões de ovos por dia.

As empresas cearenses utilizam tecnologia de ponta em todo o processo. Que esse centenário possa ser uma luz que ilumine o futuro para acreditarmos no valor da iniciativa privada, na coragem, na ousadia dos jovens para romperem com o que está estabelecido, com a capacidade de inovar e consolidar novas áreas de conhecimento e da economia.

Sempre generoso no servir e no amar, Edmilson Lima construiu uma família numerosa com oito filhos, fruto do matrimônio com Dona Hosana, minha mãe. Que hoje essa história possa ser inspiração para os jovens, para seus netos e bisnetos.

Sempre é tempo de se reinventar, de construir o futuro que ainda não é evidente a todos, como fez Edmilson Lima, e, com isso, ter escrito o seu nome na história da economia cearense.

Memória, fé, gratidão, respeito e família são as palavras que marcam o centenário do papai. n

 

O que você achou desse conteúdo?