Logo O POVO+
José Sarto: Por um trânsito mais seguro no Centro
Opinião

José Sarto: Por um trânsito mais seguro no Centro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Sarto, prefeito de Fortaleza (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO José Sarto, prefeito de Fortaleza

O estímulo ao Centro de Fortaleza, como importante polo de comércio, serviços, cultura e turismo, depende da implementação de uma boa política de mobilidade urbana.

A região é marcada pelo intenso fluxo de pessoas, em meio à grande circulação de diferentes meios de transporte.

Para proporcionar o convívio harmonioso entre todos os modais que passam pela região, são necessárias estratégias reconhecidamente eficazes de segurança viária.

Estima-se que 66% das pessoas que se dirigem ao Centro transitam a pé, de bicicleta ou transporte público, enquanto somente 34% trafegam de carro ou motocicleta.

Considerando esse cenário, a Prefeitura de Fortaleza iniciou uma série de ações com o objetivo de qualificar o acesso e o trânsito pelo bairro, investindo cada vez mais na lógica de priorização do pedestre e do transporte público.

Uma das missões é melhorar a caminhabilidade e reduzir os percursos de quem anda a pé.

Estamos criando novas áreas de trânsito calmo, moderando a velocidade dos veículos, construindo travessias elevadas, implantando semáforos com tempo para pedestres.

Além disso, a área de passeio em ruas de intensa movimentação tem sido ampliada, por meio das chamadas calçadas vivas.

Estão previstas novas faixas exclusivas para transporte público, contribuindo para aumentar a velocidade operacional dos coletivos.

Também faremos a iluminação de pontos de parada em vias estratégicas, a fim de proporcionar mais segurança aos usuários.

Para os ciclistas, serão implementados mais 10,2 km de ciclofaixas em vias estratégicas.

Há ainda uma inovação. A fim de estimular a ocupação das ruas por pedestres e ciclistas, vamos restringir o acesso de carros pelo Centro aos domingos, incluindo atividades lúdicas e serviços.

Em paralelo, a Ciclofaixa de Lazer será mantida com rota fixa pelos principais pontos turísticos.

Além de proporcionar uma melhor experiência à população que frequenta o Centro, todas as ações são norteadas pelo compromisso ético de reduzir o risco de acidentes e preservar vidas.

Com essa premissa nos últimos anos, adotando as melhores práticas de segurança viária, nossa Cidade tornou-se referência em mobilidade. E é nesse caminho que vamos seguir.

Pelo sexto ano consecutivo, a Capital registrou diminuição no número de mortos por acidentes de trânsito.

Foi uma das poucas cidades no País a atingir antecipadamente a meta estipulada pela ONU para a Década de Ação pela Segurança Viária, por ter reduzido pela metade o risco de morte no trânsito entre os anos 2011 e 2020.

Para esta década, de 2021 a 2030, temos desafios maiores. No último mês de maio, renovamos nosso compromisso com a ONU, assumindo mais uma vez o dever de diminuir o número de lesões e óbitos no trânsito.

O Centro é mais uma das áreas beneficiadas por essa política bem sucedida de Fortaleza. Com diálogo e ações de sensibilização, queremos engajar toda a sociedade toda a sociedade na adoção de comportamentos seguros em nossas vias.

Essa parceria é crucial para consolidarmos estatísticas e seguirmos avançando. De nossa parte, estejam certos do empenho e dedicação para construir um trânsito cada vez mais humano, sustentável e inclusivo. n

 

jose.sarto@gabpref.fortaleza.ce.gov.b

O que você achou desse conteúdo?