Logo O POVO+
Rodrigo Marinho: As aulas precisam voltar, para todos!
Opinião

Rodrigo Marinho: As aulas precisam voltar, para todos!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rodrigo Saraiva Marinho, advogado (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Rodrigo Saraiva Marinho, advogado

No meu último artigo nesse espaço fiz questão de tratar sobre o tema das escolas fechadas e dos diversos estudos publicados que comprovavam cientificamente que as escolas não eram propagadoras da contaminação do vírus e que deveriam voltar imediatamente.

Grande parte dos alunos retornou a escola e com um volume ainda maior do que havia voltado da última vez nas aulas presenciais.

Mesmo com o comparecimento dos alunos, o número de infectados por Covid não aumentou, na realidade diminuiu, o que deixa ainda mais claro que os alunos nunca foram culpados pelo aumento de casos.

Entretanto, até hoje o ensino médio e o ensino da rede pública permanecem fechados sem qualquer justificativa.

Os membros do grupo Escolas Abertas demandaram judicialmente o Estado do Ceará para que voltasse, imediatamente, a atender os alunos do ensino médio nas nossas escolas, tendo, inclusive, tido liminar deferida nesse sentido, porém logo em seguida a decisão foi revogada.

A tese apresentada pelo grupo e apoiada pelo Ministério Público do Ceará, com base nos estudos científicos, é que as aulas deveriam voltar imediatamente, já que causam prejuízo psiquiátrico aos nossos estudantes e que as escolas não são foco de contaminação.

Um dos pontos que tratei no meu último artigo é que deveria ser mudada a ordem de vacinação para as aulas voltarem, permitindo que os professores fossem atendidos com a maior rapidez possível.

Isso de fato ocorreu, porém, até o presente momento tanto os alunos do ensino médio da rede privada, como os alunos das escolas da rede pública de Fortaleza não voltaram a ter aulas.

Desde o dia 19/3/2020, os nossos alunos da rede pública, seja do ensino infantil, fundamental e médio não comparecem presencialmente às escolas, o mal que isso pode ter causado é incomensurável e, provavelmente, nunca será sanado.

Uma violência contra a vida dos nossos jovens vem sendo cometida e precisa acabar imediatamente, nossos alunos, seja do ensino médio da rede privada, seja do ensino da rede pública, precisam voltar a estudar presencialmente e as aulas precisam voltar, para todos! n

 

O que você achou desse conteúdo?