Logo O POVO+
Rita Josina: Defender o BNB, hoje e sempre!
Opinião

Rita Josina: Defender o BNB, hoje e sempre!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Nesta semana comemoramos mais um ano de existência do Banco do Nordeste do Brasil - BNB. A cada ano se torna mais evidente a sua imprescindibilidade e relevância na construção de um projeto de país socialmente mais justo e com menor desigualdade regional, o que aliás é um dos princípios pelo quais foi criado em 1952.

São quase sete décadas de trabalho incessante e atuação em prol do desenvolvimento, atendendo desde a micro e pequenos negócios a grandes investimentos na Região.

Ao longo desse período o BNB tem enfrentado grandes desafios, ameaças e investidas provenientes de diversos atores que não conseguem enxergar neste importante agente o vetor essencial para uma política pública de desenvolvimento e redução das desigualdades.

Mais recentemente, a MP 1052/2021, medida que altera as regras dos fundos constitucionais de financiamento (FCO, FNO e FNE), reduzindo as taxas de administração das instituições que os gerem - Banco do Brasil, Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se insere no contexto de ataque à instituição e à sociedade. É, portanto, uma medida injusta.

O BNB tem mostrado sua atuação em trabalho e eficiência em números. Em resultado divulgado recentemente, as operações de crédito superaram os R$ 20 bilhões, batendo um novo recorde, superando em 11,3% os valores de igual período de 2020, com destaque para o microcrédito.

Além disso, apenas com o FNE foram aplicados mais de R$ 12,5 bilhões em mais de 320 mil operações.

Tais dados expressivos dão a real dimensão do trabalho realizado pela gestão e pelos trabalhadores, fruto de um esforço conjunto e do compromisso dos que fazem deste Banco um agente de transformação na vida dos que se beneficiam de seus serviços há tantas gerações.

A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) segue há 35 anos sem desviar o foco de sua missão principal, a defesa do FNE, fortalecimento do Banco e a valorização de seus trabalhadores.

Afinal, um BNB forte representa um Nordeste melhor e um Brasil mais igual para todos. Parabéns e vida longa ao BNB! n

 

Foto do Articulista

Rita Josina

Articulista
O que você achou desse conteúdo?