Logo O POVO+
Cleto Brasileiro Pontes: Trapaças do inconsciente
Opinião

Cleto Brasileiro Pontes: Trapaças do inconsciente

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Estamos vivendo uma realidade cruel e insana. A CPI do Covid se justifica com quase 600 mil brasileiros mortos. O meu interesse em momentos como tal é saber o que está acontecendo por trás daquilo que é consciente.

Freud foi o maior ao acreditar que o sonho é a chave para penetrar no emaranhado do inconsciente, envolvendo os quatros mecanismos de defesa do Ego: condensação, deslocamento, dramatização e simbolização. Por outro lado, o sonho é a realização de um desejo.

Vale ressaltar que o interesse pelo sonho vem desde a pré-história humana, haja vista, que sonhar não é uma prerrogativa do ser humano.

Os animais sonham, o gato é o imperador com a marca de 200 minutos ao dia e nós, a metade. O chimpanzé, dez menos que nós, não aprendeu a cozinhar por não conseguir articular o dedo polegar.

Contudo, aprendeu em laboratório com um chip no seu cérebro. Por outro lado, a psicologia contemporânea reconhece quatro estímulos como fontes geradoras oníricas do sono: sensorial (subjetiva), sensorial interna (objetiva), somático interno (orgânico) e puramente psíquico.

Como exemplo, na década de 70 depois de assistir a uma série de filmes com a Brigitte Bardot , os machos passavam a noite com excitação. As mulheres sonhavam que estavam grávidas e ao visitar o médico, constatavam que estavam com um mioma. Os sonhos também envelhecem.

Mesmo com milhares de cidadãos mortos em nosso país não consigo projetar o meu sofrimento na figura do nosso presidente. Ele não parece ser uma pessoa má, simplesmente é obtusa, que está mais para chimpanzé do que para líder de um almejado governo democrático.

Há dois anos, ele já sofria muito, mas a sua incapacidade para a reflexão, daí a sua impulsividade explosiva, apenas anunciou a tragédia que ele está agora vivenciando.

No dia 09/08/19, quando abordado sobre o meio ambiente, ele sugeriu que deveríamos fazer cocô um dia sim e outro não, inclusive com esta postura digestiva, ele afirmava se sentir bem melhor. Quando inquisitado pela CPI a comentar sobre as falcatruas nas compras da vacina, ele disse: "caguei". Logo depois no dia 12/07 teve que ser internado de urgência com obstrução intestinal.

O seu testemunho abalou a teoria do Dr. Adalberto Barreto que afirma em seu livro "Quando a boca não fala os outros órgãos falam". Será que Bolsonaro tem outro sistema que pensa que não nervoso central e a boca como o seu porta voz? É sempre assim, quando o aqui e agora fica cruel o passado me chama.

Saudade do grande cacique da tribo Canindé, Adalberto Barreto, que se tornou talvez o melhor psiquiatra social do País. Tivemos muitos encontros, o primeiro foi no Seminário da Prainha, ele estudante de medicina se preparando para ser padre e eu para ser psiquiatra.

Depois, na Europa, aonde fomos em busca de mais conhecimento. Novamente no Brasil, em Canindé, nos Congressos Internacional de Antropologia e no seu Projeto 4 Varas, onde estive como professor da UFC.

Aprendi muito com a comunidade, com os estudantes de medicina e, obviamente, com o grande mestre. n

Foto do Articulista

Cleto Brasileiro Pontes

Articulista
O que você achou desse conteúdo?