Logo O POVO+
Pequenos Ajustes & Grandes Resultados
Opinião

Pequenos Ajustes & Grandes Resultados

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Espaços públicos precisam ser efetivamente democráticos e um meio para estimular conexões individuais e coletivas. O zoológico de Fortaleza é sim um espaço público democrático, mas carece de modernização para alcançar melhores resultados, enquanto equipamento público.

Modernizá-lo é um desafio prático que nos deve fazer ir além das análises de viabilidade financeira. Prospectar ativos intangíveis, como o de ser um espaço aonde o tempo sofre uma terapêutica desaceleração, dentro do nosso cotidiano, é um retorno valoroso que justifica, em parte, os investimentos necessários.

Alterar o atual modelo, imprimiria um ressignificado à existência do espaço e valorizaria a sua essência. Contaríamos uma nova história para as atuais e futuras gerações. Os frequentadores não seriam apenas consumidores, mas engajadores. Para isso, pequenos ajustes poderão causar grandes resultados. A inserção de multidisciplinaridade, através de atividades acadêmicas e lúdicas, a criação de um site específico na internet, contendo séries estatísticas, gráficos informativos e eventos periódicos, implementariam uma nova rotinização para o espaço. Teríamos, a partir daí algumas das premissas para uma nova lógica.

O zoológico localizado em Salvador (BA), poderá servir de modelo estratégico para comparação. Salvador, assim como Fortaleza, é uma metrópole nordestina cuja cadeia produtiva do turismo apresenta relevante papel econômico e social. Parcerias, entre o poder público e a iniciativa privada, contribuirão na reformulação da infraestrutura e na aquisição e manutenção de novas espécies ao plantel existente.

O que você achou desse conteúdo?