Logo O POVO+
Erinaldo Dantas: Catalisadora da democracia
Opinião

Erinaldo Dantas: Catalisadora da democracia

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A força da advocacia reside exatamente na sua diversidade. Somos um mosaico heterogêneo, que é espelhado na formação da nossa gestão da OAB-CE, com a fortaleza deste amálgama.

Neste 11 de agosto, celebramos o Dia da Advocacia, uma verdadeira profissão catalisadora da democracia, organismo de convergência de toda a sociedade na busca da eficácia do que foi estabelecido na constituição federal de 1988, sempre lutando por um país com mais cidadania, justiça e igualdade.

Não há uma solução fácil, o estado democrático de direito é onde as pessoas decidem quais vão ser os destinos do país. E quem garante que essas leis sejam respeitadas, garantindo que todo poder emana do povo e para o povo, é sempre o advogado e a advogada.

E por eles que celebramos não só um dia, mas um mês inteiro de honrarias.

Como costumo relembrar, na trama de William Shakespeare, em "Henrique VI, parte 2", o açougueiro Dick the Butcher sugeriu ao líder rebelde Jack Cade que "A primeira coisa a se fazer é matar todos os advogados".

A realidade não vai muito longe! Estamos vivenciando, cada vez mais, o desrespeito às prerrogativas, a criminalização da advocacia criminal, e um verdadeiro distanciamento na prestação jurisdicional.

Precisamos reafirmar o nosso valor. E aqui vos digo: Não há autoridade, não há personalidade e não há ninguém que possa rebaixar o valor do(a) advogado(a).

Não é somente quando precisam de um profissional do direito para salvaguardá-los que o valor da nossa profissão deve ser reconhecido. A advocacia não é regalia. É direito fundamental e merece total respeito!

Por isso conclamo a união em favor da advocacia, da cidadania e da Justiça. O momento, mais do que nunca, exige que estejamos juntos para assegurar o nosso respeito e de todos os cidadãos.

Que a Justiça esteja para todos, de portas, literalmente, abertas, e não somente nos meios digitais, onde uma boa parte da população não a alcança.

Parafraseando o ex-presidente John Kennedy: Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.

Hoje, mais do que nunca, não importa o que aconteça, a advocacia pode ter a certeza de que a Ordem dos Advogados do Brasil segue no combate intransigente de suas causas. Por mais respeito, dignidade e cumprimento das leis. Viva a Advocacia!

 

Foto do Articulista

Erinaldo Dantas

Articulista
O que você achou desse conteúdo?