A descarbonização que vem ocorrendo na economia mundial trouxe muitas oportunidades para o hidrogênio e para o Ceará. Dessa forma, o Estado vislumbra ser um player de porte global na produção, distribuição e exportação de Hidrogênio Verde, contribuindo com as reduções dos níveis globais de gás carbônico (CO2) e com o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e do meio ambiente. Mas, o que é mesmo o Hidrogênio Verde?
Entende-se que o Hidrogênio Verde pode ser obtido por meio de um método de eletrólise, a partir de fontes renováveis de energia, resultante da decomposição das moléculas de água, em oxigênio e hidrogênio.
O Hidrogênio Verde apresenta muitas vantagens competitivas nesse universo das energias renováveis. Essa fonte de energia pode ser considerada 100% sustentável, visto que não emite gases poluentes durante a combustão, nem mesmo durante o processo de produção. O hidrogênio é fácil de armazenar, possibilitando sua utilização posterior em outros usos e em momentos diferentes ao de sua produção. Outra vantagem é que o Hidrogênio Verde pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos, podendo ser utilizado com finalidades domésticas, comerciais, industriais ou de mobilidade.
Seus benefícios podem trazer resultados impactantes para os setores industriais, de transporte de carga, passageiros e diversas áreas da economia. O Hidrogênio Verde descarboniza o uso de energia no setor industrial e no setor residencial, produzindo calor e eletricidade, e ainda pode atuar como matéria-prima limpa para a indústria.
O Ceará encontra-se na vanguarda em relação ao H2V, com o lançamento do Hub de Hidrogênio Verde em fevereiro de 2021. O Governo do Estado, em parceria com a FIEC, UFC e Complexo do Pecém, assinou um Memorando de Entendimento com uma Empresa australiana, para a construção de uma grande planta de produção de Hidrogênio Verde. A revolução do Hidrogênio Verde já é uma realidade na economia mundial, e agora está sendo implementada no Ceará, que, certamente, alcançará um patamar bastante elevado de desenvolvimento socioeconômico nos próximos anos. n