Logo O POVO+
Emanuelle Oliveira: O diferencial do contador na pandemia
Opinião

Emanuelle Oliveira: O diferencial do contador na pandemia

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Para montar um negócio, não basta ter apenas conhecimento sobre o produto ou serviço. É preciso ter noções de gestão e estratégia para dar certo. Pensar na longevidade do negócio é fundamental.

Na pandemia do novo coronavírus, de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de novos negócios no Brasil foi recorde, somente em 2020 14 milhões de brasileiros empreenderam no país.

Mas será que eles realmente fizeram um planejamento do negócio a longo prazo? Nesse cenário, é importante que o pequeno e médio empreendedor possa contar com um auxílio de um profissional importante, o contador.

Longe de ser um profissional apenas burocrático, o contador também se reinventou, ampliando conhecimentos e se adequando aos novos acervos tecnológicos da chamada nova economia.

Nesta quarta-feira, é o dia do contador. Em 22 de setembro, no ano de 1945, o então presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assim nascia o Dia do Contador (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), que hoje comemora seus 76 anos. As funções dos contadores evoluíram ao longo do tempo.

Com a inovação tecnológica, na qual softwares fazem trabalhos que demandam horas de vários profissionais, ficou ainda mais evidente a necessidade do contador mostrar o seu diferencial intelectual.

Muitas vezes o cidadão comum, que não têm conhecimento básico em gestão administrativa, decide empreender e esquece que a longevidade das empresas não se dá apenas pelo conhecimento da atividade econômica, mas também pela gestão estratégica.

Por isso, muitas delas acabam ficando no meio do caminho. É nesse sentido que o contador pode ser útil, pois é profissional qualificado para dar suporte nessa tomada de decisão.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, atualmente existem mais de 354 mil contadores e 161 mil técnicos de contabilidade em todo o Brasil. Destes, mais de 14 mil são empresários.

O profissional contador vem sendo cada vez mais requisitado para desempenhar um papel fundamental, fazendo análises e traçando estratégias para que sejam efetivadas, de forma legal, segura e concreta.

 

Foto do Articulista

Emanuelle Oliveira

Articulista
O que você achou desse conteúdo?