O primeiro contato com Milton Santos, deu-se em 2010, nos interstícios da Universidade Estadual do Ceará. Naturalmente, como todo calouro de geografia, encontrava-me numa fase embrionária de construção do pensamento geográfico.
Na disciplina Fundamentos de Geografia, ocorreram intensas leituras e calorosos debates, foi onde tive o primeiro encontro com o "geógrafo do terceiro mundo", não em sua forma física, evidentemente, mas por meio de seus livros. Num primeiro momento, um certo desconforto, pois a linguagem rebuscada, conceitos difíceis não permitiam uma leitura fluida.
Os olhos faziam movimentos progressivos e regressivos, numa tentativa de captar informações que não eram compreendidas de imediato, no entanto, persisti no exercício tendo em vista ele ser apontado como leitura obrigatória, fundamental à compreensão epistêmica da ciência geográfica.
Milton Santos faleceu em 2001, nesse ano, completa-se vinte anos de sua morte. Suas ideias e teorias sobre o espaço geográfico permanecem vívidas, são ferramentas imprescindíveis na compreensão do mundo globalizado, distópico e pós-moderno que vivemos.
Ele nos deixou um legado ao lutar "Por uma Geografia Nova", renovada e crítica, concepção delineada nos anos de exílio político no Velho Mundo (França) e trazidas para Brasil em seu regresso em 1977.
Escreveu mais de 40 livros, inúmeros artigos científicos, foi professor em universidades da França, Canadá, EUA, Venezuela, Tanzânia, no Brasil foi professor emérito na Universidade de São Paulo, além de ganhar título de Doutor Honoris Causa em diversas instituições, um cidadão do mundo.
Milton foi o único geógrafo da América Latina a receber o prêmio Vautrin Lud, uma espécie de Nobel da Geografia. Ele me ensinou que para fazer ciência além de um método de pesquisa é necessário razão e emoção, a geografia deve manter seu legado vivo!
Assim como ele, sou negro, nordestino e de origem humilde, mas em relação ao saber geográfico, sou apenas um geógrafo em construção, nesse imenso oceano de saberes e vivências. Viva a Geografia!