Logo O POVO+
Eliana Nunes Estrela: Pacto pela Aprendizagem no Ceará
Opinião

Eliana Nunes Estrela: Pacto pela Aprendizagem no Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Ceará é referência nacional pelo sucesso das políticas de promoção da aprendizagem na idade certa. A progressiva melhoria dos resultados educacionais é fruto de um trabalho em rede, firmado, principalmente, na colaboração entre Governo do Estado e os municípios cearenses, tendo como premissa a busca pela equidade e a inserção social.

A partir do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado em 2007, num contexto de elevados índices de analfabetismo, o Governo do Ceará assumiu o compromisso de contribuir para o desenvolvimento escolar das crianças do Ensino Fundamental nas redes municipais.

Em 2015, esta atuação foi ampliada pelo governador Camilo Santana, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que atende estudantes da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental. Esta política continuada auxiliou os municípios a construírem melhorias sólidas no campo do ensino e segue como modelo para outros estados.

Ciente dos impactos provocados pela pandemia da covid-19 no desempenho dos estudantes, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, mais uma vez, reforçou o compromisso de apoiar os municípios na efetivação de medidas para a área. Assim, lançou, em agosto deste ano, o Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará.

Com investimento de R$ 130 milhões, o Pacto pela Aprendizagem revisita os objetivos do Mais Paic e define ações estratégicas voltadas para a introdução do ensino híbrido.

Entre as iniciativas planejadas, estão a oferta de equipamentos tecnológicos, a disponibilização de plataformas e materiais de apoio, além de assistência financeira suplementar para que os municípios possam impulsionar a aprendizagem dos alunos.

A implementação do Pacto será possível graças ao trabalho articulado entre a Secretaria da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - secção Ceará (Undime-CE), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Programa Cientista Chefe. No âmbito do regime de colaboração, serão criados ciclos de recuperação e fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.

Com a competência e a união desta grande rede, conseguiremos resultados ainda mais significativos para a educação cearense.

 

Foto do Articulista

Eliana Nunes Estrela

Articulista
O que você achou desse conteúdo?