Logo O POVO+
Novembro Azul, próstata e saúde do homem
Opinião

Novembro Azul, próstata e saúde do homem

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ulisses Albuquerque é urologista, Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia

 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Ulisses Albuquerque é urologista, Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia

Segundo o Inca, ocorre um óbito por câncer de próstata a cada 38min e mais de 65.000 novos casos por ano só no Brasil! Os estágios iniciais são assintomáticos e potencialmente curáveis, havendo chances de cura superiores a 90%. Deste modo, recomenda-se visita anual ao urologista, independente da presença ou não de sintomas da micção. A avaliação das doenças da próstata, consiste na dosagem sanguínea do PSA e no exame digital da próstata (toque retal).

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma enzima produzida pela próstata normal e seu valor no sangue pode estar elevado em casos de câncer. Doenças benignas da próstata também podem elevar o PSA (crescimento / hiperplasia benigna ou inflamação / prostatite), por outro lado em cerca de 20% dos casos de câncer o PSA é normal. O toque retal é um exame simples que dura poucos segundos e é incômodo, porém indolor e fornece informações ao médico urologista sobre, a consistência, tamanho e presença de nódulos na próstata. O diagnóstico de certeza do câncer só é realizado através da biópsia, solicitada quando há alterações no toque retal ou PSA.

O homem não precisa aguardar novembro para realizar sua consulta de acompanhamento. Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o Câncer da Próstata. Funciona como um lembrete ou alerta para aqueles que ainda não foram! É importante aproveitar esta ida do homem ao médico para que, além do câncer da próstata, seja realizada uma avaliação geral da sua saúde. A próstata crescida é muito comum nos idosos e pode causar diversos transtornos à qualidade de vida, como; levantar diversas vezes a noite para urinar, jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção, incontinência urinária, entre outros. Pressão alta, diabetes, colesterol elevado, queda das taxas hormonais e disfunção erétil também são comuns na população masculina, que costuma negligenciar sua saúde. Após um diagnóstico precoce, a adoção de mudanças do estilo de vida, medicações ou até cirurgias podem trazer um ganho enorme na saúde e bem estar. Cuide-se e estimule seus familiares e amigos! n

O que você achou desse conteúdo?