Logo O POVO+
A importância da CearaPar para o Estado
Opinião

A importância da CearaPar para o Estado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Francisco José Rabelo, presidente da ADECE (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Francisco José Rabelo, presidente da ADECE

Instituída pelo Governo do Ceará, pela Lei nº 16.698 de 14 de dezembro de 2018, após um trabalho elaborado pelo Comitê de Assuntos Estratégicos para a Estruturação da Gestão de Ativos e de Passivos Previdenciários (Cegap), à época vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar) representa um marco para a necessidade de pensar a riqueza do Estado, seus ativos mobiliários e imobiliários, estruturação de operações, securitização da dívida ativa e captação no mercado nacional e internacional. No âmbito da Secretaria da Fazenda, no último dia 26, a Companhia foi oficialmente constituída com a eleição de presidente, diretores e membros do conselho.

Promover a geração, a otimização e o melhor retorno possível das riquezas, respeitando os riscos e o perfil do Estado pela aplicação e gestão eficiente de seus ativos, assim como colaborar com as políticas de desenvolvimento econômico do Ceará e auxiliar o Tesouro Estadual na administração da dívida ativa fazem da CearaPar um importante instrumento de geração de novas fontes de obtenção de receitas ou incremento das já existentes. Atualmente, o Ceará possui 7 mil imóveis, avaliados em valor superior a R$ 40 bilhões.

Tendo em vista a relevância no trabalho a ser desenvolvido pela Companhia, criada em forma de sociedade de economia mista e dispondo como acionista controlador o Governo do Ceará, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), inicia oficialmente uma parceria como sócia minoritária. Com a incorporação da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), a Agência terá seu patrimônio imobiliário multiplicado. Por isso, é de entendimento que a colaboração poderá ser essencial para repartir ganhos e diminuir perdas para o Estado.

O rendimento dessas operações poderá gerar uma receita extraorçamentária, capaz de auxiliar no déficit da Previdência, como prevê sua Lei de criação. Sendo assim, espera-se que a parceria entre Adece e CearaPar seja um passo importante para otimização da riqueza pública do Estado do Ceará. n

O que você achou desse conteúdo?