Logo O POVO+
Rodrigo Prando: Democracia em declínio no Brasil?
Opinião

Rodrigo Prando: Democracia em declínio no Brasil?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em relatório ("The Global State of Democracy") da Organização Internacional IDEA, com sede em Estocolmo, divulgado em 22/11/2021, apontou-se que o Brasil está em declínio democrático. O Brasil foi também o país que mais perdeu atributos democráticos em um ano. Além disso, os EUA foram, pela primeira vez, inseridos no relatório. Pode-se, por isso, creditar nas contas de Bolsonaro e Trump, no Brasil e nos EUA, respectivamente, parcela substancial deste cenário.

No que tange, especificamente, ao Brasil, o relatório enfatiza alguns aspectos para o declínio em tela: a gestão da pandemia, escândalos de corrupção, problemas antidemocráticos e ameaças às instituições democráticas. O Governo Bolsonaro, em sua essência, nestes três anos de mandato foi alicerçado sobre o presidencialismo de confrontação. Bolsonaro e os bolsonaristas elegeram inimigos, internos e externos, reais e imaginários, para atacar e, com isso, manter a base militante constantemente inflamada. O problema é que esse estilo confrontador é ótimo para campanha eleitoral e péssimo para governar, para fazer político com base no diálogo, na negociação e na construção de projetos para o país. Conjugamos crises sanitária, econômica, política e institucional. Na gestão da crise, Ministério da Saúde desbussolado e com indícios de corrupção na negociação de vacinas. Bolsonaro mesclou em suas falas e ações elementos de negacionismo, pós-verdades, fake news e teorias da conspiração. Tudo isso registrado pelo próprio presidente em suas lives, entrevistas e conversas com apoiadores. Numa luta por vacina, foram governadores e prefeitos que assumiram a dianteira e tiraram o governo federal na inércia. Não obstante, bolsonaristas atacaram o princípio basilar da democracia: a harmonia entre os poderes - com foco no fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Terminamos o ano com o avanço da vacinação e queda de doentes e mortos pela Covid-19. Contudo, temos inflação, desemprego, fome e o Brasil isolado no plano internacional. O relatório da IDEA só corrobora com o que muitos sentem e analisam no Brasil. n

 

Foto do Articulista

Rodrigo Prando

Articulista
O que você achou desse conteúdo?