Logo O POVO+
Christiane Leitão: Representatividade Feminina no sistema OAB
Opinião

Christiane Leitão: Representatividade Feminina no sistema OAB

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Christiane Leitão, advogada (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Christiane Leitão, advogada

Em março de 2020 foi realizada em Fortaleza a Conferência Nacional da Mulher Advogada, evento que reuniu mais de três mil advogadas de todo país em três dias de discussões sobre a pauta da advocacia feminina, suas dificuldades, anseios e luta pela valorização e resguardo de suas prerrogativas. Batalha pela igualdade de gênero e contra a discriminação da mulher.

Ao final do evento tirou-se a Carta de Fortaleza, documento-síntese das teses produzidas ao longo dos debates, despertando na advocacia feminina a necessidade da paridade de gênero dentro do sistema OAB.

O processo deflagrado na Conferência atingiu sua culminância com a publicação da Resolução 05/20 do Conselho Federal da OAB, que alterou o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia, estabelecendo o percentual obrigatório de 50% de mulheres em todas as chapas que pretendam disputar eleições para a direção da OAB, bem como a inclusão da política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, também para o mesmo pleito eleitoral.

A OAB, entidade quase centenária, que só contou com 10 presidentes de seccionais mulheres ao longo de sua história, viu, menos de um ano após a edição da Resolução 05/2020, sagradas vitoriosas no último prélio eleitoral 5 presidentes de seccionais. Cresce a nossa responsabilidade e necessidade de maior engajamento social na luta pela promoção e afirmação dos direitos da mulher.

Na Ceará, terra da luz, terra de Iracema, Raquel de Queiroz e Maria de Penha, foram eleitas para a diretoria da Seccional uma vice-presidente e uma tesoureira, 03 Conselheiras Federais, 44 conselheiras estaduais; 02 presidentas para as subseções do Maciço de Baturité e Inhamuns; 10 Vice -presidentas; 11 secretárias - gerais; 09 secretárias - gerais adjuntas; 05 tesoureiras, para a Caixa de assistência 01 secretária-geral e 01 uma secretária adjunta e mais 03 conselheiras fiscais.

E assim cada vez mais o Ceará tornou-se referência nacional do comprometimento da advocacia com a causa mulher, tornando-se palco privilegiado de discussões e proposições sobre a condição da mulher no Brasil e no mundo. n

 

O que você achou desse conteúdo?