Logo O POVO+
Roberto Macêdo: Frei Hans e a vivência da palavra de Jesus
Opinião

Roberto Macêdo: Frei Hans e a vivência da palavra de Jesus

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Macêdo
Empresário
 (Foto: Camila de Almeida/ O POVO)
Foto: Camila de Almeida/ O POVO Roberto Macêdo Empresário

Tenho um grande amigo que Deus enviou ao mundo para fazer o bem. É o Frei Hans Stapel, criador da mundialmente conhecida Fazenda da Esperança, que objetiva fazer a recuperação de dependentes químicos usando um sistema fundamentado no amor. Sobre essa ação pastoral, foi lançado o livro "Frei - uma conversa com Hans Stapel" (2021) escrito pelo padre Chistian Heim.

Por meio de uma conversa leve e profunda, o autor conseguiu reunir um conjunto de passagens que mostram como podemos construir a nossa vida de forma simples e através das boas ações, principalmente, amando o próximo como a nós mesmos. Lendo o livro, vemos que o trabalho do Frei Hans está resumido na palavra de Jesus, e Sua palavra está nos Evangelhos.

A Fazenda da Esperança, que tem sede em Guaratinguetá (SP), está presente em quase todo o planeta. São 102 no Brasil, 28 na América hispânica, 10 na África, 12 na Europa, 1 na Rússia e 4 na Ásia, em um total de 157 centros espirituais que atualmente acolhem uma média de 4.000 pessoas. Desde 1983 já passaram mais de 60.000 jovens por essas comunidades terapêuticas. E todas elas têm por princípio a autossustentabilidade.

O conceito de família também está na base dessa pedagogia da espiritualidade, na qual a crença de cada pessoa em si mesma é indispensável para a recuperação. Agrupadas em unidades de 12 pessoas, essa forma de cuidado alude ao exemplo dos 12 apóstolos utilizado por Jesus para disseminar novos caminhos para o ser humano. Frei Hans trabalha com visão ecumênica em sua missão e quer sempre saber se a pessoa está disposta a buscar uma nova vida.

A dimensão divina trinitária (Pai, Filho e Espírito Santo) está presente na sua prática de vida em comunhão, que ele sintetiza quando diz: "O que me encanta é ver que um não existe sem o outro, como cada um fala bem do outro. Este é o jeito de se relacionar, essa é a vida que tento viver.

Algumas vezes tenho que assumir a função de pai, outras vezes, sou filho, e, em outras, tenho que me fazer presente de maneira silenciosa para construir a unidade". É assim que Frei Hans vivencia e propaga a palavra de Jesus, fazendo o bem com amor.

 

O que você achou desse conteúdo?