Logo O POVO+
Lia Gomes: Por um Ceará de Todes!
Opinião

Lia Gomes: Por um Ceará de Todes!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O bárbaro assassinato da travesti cearense Dandara dos Santos, em 2017, expôs as chagas do morticínio cotidiano cometido contra Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais no nosso país. A barbárie, exibida em som e imagem, trouxe luz às sombras de um Brasil que insistem em esconder: homofóbico, transfóbico e intolerante. Um Brasil marcado pela crueldade dispensada aos seus "indesejáveis".

Os crimes cometidos contra a população LGBT tem em comum o ódio, que mata e deixa morrer pessoas LGBT pelo simples fato de serem aquilo que são: seres humanos dignos de viver em liberdade. Segundo a Organização Social Grupo Gay da Bahia - GGB, em se tratando de crimes cometidos contra essa população, o Ceará é o segundo que mais mata LGBT . Até 2020, o Ceará não possuía os meios necessários para catalogar a motivação para essa violência.

A partir deste ano informações como orientação sexual e identidade de gênero das vítimas foram inseridas no campo de dados dos Boletins de Ocorrência das delegacias. Agora, com o olhar atento do estado, passamos a obter números oficiais que subsidiam a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à população LGBT .

Nessa perspectiva, por um Ceará mais inclusivo e participativo, inauguramos no último dia 13 de dezembro o Centro Estadual de Referência LGBT Thina Rodrigues - CERLGBT. Trata-se do primeiro equipamento com abrangência estadual do Brasil.

Um serviço pioneiro, assim como foi a mulher trans que carrega em seu nome, Thina Rodrigues, pioneira na luta pela defesa de direitos das pessoas trans e travestis e reconhecidamente a precursora do movimento transgênero no Estado.

O Centro é uma conquista de todos, todas e todes. Um espaço de acolhimento e atendimento humanizado, voltado à população LGBT . Conta com equipe qualificada e especializada nas áreas psicossocial e jurídica. O Centro conta, também, com educadores sociais que irão ofertar palestras, encontros e rodas de conversa, junto às escolas, universidades, empresas e órgãos públicos, na formação para o combate à LGBTfobia em nosso estado. O Centro Estadual de Referência LGBT é do Ceará. E o Ceará é de Todes! n

 

Foto do Articulista

Lia Gomes

Articulista
O que você achou desse conteúdo?