Logo O POVO+
Expansão do mercado imobiliário do Ceará
Opinião

Expansão do mercado imobiliário do Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O setor da construção civil vive um dos momentos mais pujantes dos últimos tempos. O mercado imobiliário no Ceará permanece aquecido, mesmo com as altas da Selic deste ano. Entre janeiro e setembro de 2021, o Estado acumulou 11.992 unidades financiadas, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Estamos encerrando 2021 com o melhor resultado dos últimos 5 anos.

O setor da construção civil é um dos principais termômetros da economia. As atividades que integram a nossa cadeia produtiva impactam diretamente na geração de empregos, na melhoria dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

A indústria da construção civil é um dos setores que mais emprega. Atualmente acumula 79.946 empregos formais no Ceará, quase 10 mil a mais que os 70.619 registrados pelo Caged em dezembro de 2020. Esse número tem crescido de forma exponencial. Esperamos continuar ampliando as oportunidades de trabalho e geração de renda.

Um fator que nos preocupa é o aumento exacerbado dos preços dos insumos, especialmente, do aço que mais que dobrou de preços. Outra grande preocupação é o aumento da taxa selic, o que nos antecipa certo receio com relação às expectativas para 2022.

Apesar disso, quando lançamos o olhar para o futuro, conseguimos vislumbrar novos e promissores horizontes. O mercado imobiliário encontra-se numa curva de crescimento com cenário extremamente favorável para venda e também para a geração de emprego e renda. O setor da construção civil no Ceará estima fazer lançamentos de empreendimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões e alcançar a marca de R$ 3 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), em 2022.

Entendemos que quando a construção civil melhora, tudo ao redor também melhora, afinal novas obras, promovem o desenvolvimento humano; mais moradias, diminuem o déficit habitacional; mais saneamento básico, reduz os problemas de saúde. Tudo isso promove uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

O Sinduscon Ceará, enquanto entidade representativa de classe, atua para que os associados acompanhem as dinâmicas urbanas e as novas necessidades do mercado, de forma que tudo o que for feito seja para impulsionar o desenvolvimento responsável de todo o Estado do Ceará. n

 

Foto do Articulista

Patriolino Dias De Sousa

Articulista
O que você achou desse conteúdo?