Logo O POVO+
André Noronha Brasil: Areninhas na disseminação da Covid-19 e suas variantes
Opinião

André Noronha Brasil: Areninhas na disseminação da Covid-19 e suas variantes

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

É preciso instar o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na pessoa do governador Camilo Santana (PT) e do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), para que evitem a disseminação em projeção geométrica onde medidas que exigem uso de equipamentos de uso individual, distanciamento e isolamento social perdem sua total eficácia.

Trata a preocupação de centenas de Areninhas que não dispõe de controle confiável ao não exigir a realização do exame prévio da Covid-19 com antecedência de três dias para permitir que cada atleta e membro de comissão técnica de clubes ou rachas obtenham a permissão para participar de partidas de Futebol.

As Areninhas são aparelhos públicos que congregam diariamente centenas e até milhares de pessoas sem oferecer condições de prevenção e controle que evite a disseminação Covid-19 em suas instalações.

Por isso, devem ser imediatamente interditadas pelo fato das atividades esportivas praticadas nas dependências internas das Areninhas serem realizadas coletivamente sem o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento. Numa partida de futebol a respiração possui a mais alta intensidade, tanto na inspiração do oxigênio contido no ar atmosférico, quanto na expiração do C0². Isso, em constantes rusgas rusga entre atletas no raio da transpiração de aerossóis, principalmente em "marcação colada", torna o entretenimento e a prática esportiva em fatores de altíssimo risco de contaminação.

Ademais, quando cada atleta retorna das Areninhas para as suas casas, seus primeiros contatos serão com as pessoas da família até alcançar vizinhos, amigos e colegas de trabalho em progressão aritmética.

Imagine uma quase centena de Areninhas em Fortaleza e outras centenas em municípios do Estado do Ceará se transformando em foco de disseminação da Covid-19 e suas variantes? É, portanto, iminente o perigo da demanda por atendimento de saúde não ser acolhida na rede hospitalar pública e privada em face de projeção geométrica apontar para colapso do sistema de saúde. Ninguém está vendo isso?

 

Foto do Articulista

André Noronha Brasil

Articulista
O que você achou desse conteúdo?