Logo O POVO+
SISU na UFC: recorde e constante evolução
Opinião

SISU na UFC: recorde e constante evolução

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC

Hoje (18) é o último dia de inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2022. A Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.358 vagas em 113 cursos de graduação presencial, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé. Tal quantidade de vagas é um recorde na história da UFC.

Atingir essa marca mesmo em meio à pandemia de covid-19 ilustra o êxito e a constante evolução do processo seletivo na Universidade, sobretudo a partir da adesão ao Sisu, em 2010. Um passo decisivo nessa trajetória ocorreu em 2012, com o advento da Lei de Cotas. Essa norma buscou democratizar o acesso ao ensino superior público, ao reservar vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, além de criar subcotas para grupos étnicos minoritários (pretos, pardos e indígenas) e pessoas com deficiência.

Em 2014, a UFC passou a reservar 50% de suas vagas de graduação para alunos cotistas, garantindo, com dois anos de antecedência, o percentual determinado pela lei federal. Para coibir ocupações indevidas de vagas via cotas raciais, teremos na UFC uma novidade a partir desta edição do Sisu. É um processo de validação censitária, que inclui na documentação necessária para ingresso um vídeo a ser gravado pelo candidato, além de tornar mais específico o grupo étnico ao qual este pertence. Antes, uma comissão já analisava denúncias de irregularidades no preenchimento de vagas. Agora, a Universidade irá se antecipar a fim de tornar o processo ainda mais idôneo.

Assim como em 2021, todos os procedimentos necessários para o ingresso de estudantes na UFC - solicitação e confirmação de matrícula, análise da documentação e avaliação de recursos - serão feitos pela Internet. Essa adaptação deu mais tranquilidade aos candidatos e mais agilidade ao processo, evitando deslocamentos, filas e papéis.

Sempre figurando na lista das instituições mais procuradas no Brasil no Sisu, a UFC está cada vez mais preparada para receber novos estudantes. Aqui eles encontrarão um ambiente propício para sua formação acadêmica e para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. n

O que você achou desse conteúdo?