A próxima geração de comunicação móvel, conhecida como 5G, representará um salto na velocidade. Podemos exemplificar que um filme leva entre 15 a 20 minutos para download, no entanto com o 5G, levará apenas alguns segundos. Será que é apenas a velocidade que importa? Não. O 5G traz uma maior confiabilidade em acesso e na velocidade. Com isso, os consumidores terão novas expectativas em seus relacionamentos e interações com as marcas, em especial, com ações em tempo real. Portanto, o 5G transformará a comunicação a qual conhecemos e permitirá uma nova experiência ao consumidor.
O 5G dará início a uma nova era ao vídeo móvel. Vídeos ao vivo abrirão portas para um atendimento ao cliente mais eficiente. As empresas poderão solucionar desafios altamente técnicos por meio de compartilhamento de tela e bate-papo por vídeo.
O mercado da Internet das Coisas (IoT) encontra-se em ascensão e o 5G impulsionará ainda mais esse crescimento. Os equipamentos podem se comunicar entre si por meio de comandos de automação em que o consumidor poderá controlar e receberá sinais de alerta quando problemas forem detectados. Surgirão novas formas de uso com carros, eletrodomésticos, roupas e relógios e as marcas estarão mais próximas dos consumidores.
Por último, haverá uma maior proliferação de recursos de realidades virtual e aumentada (AR/VR). A adoção do 5G pode ajudar a aumentar o interesse em conceitos emergentes, como jogos eletrônicos, lojas virtuais ou produtos com realidade aumentada. O consumidor poderá ver como os produtos podem ficar em sua casa em tempo real. O 5G possibilitará experiências mais interativas com as marcas, potencializando experiências de vídeo com alta resolução em 3D e 360 graus com realidade aumentada.
É difícil prever como ocorrerá o crescimento do 5G, pois depende do ritmo de adoção da tecnologia e como as marcas reagirão no mercado. No entanto, seguramente, seu uso provocará novas e significativas experiências ao consumidor.