Logo O POVO+
Jurandir Picanço Jr.: Estar nos 100 mais influentes da energia
Opinião

Jurandir Picanço Jr.: Estar nos 100 mais influentes da energia

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jurandir Picanço Jr.  (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Jurandir Picanço Jr.

Com 56 anos de atividades no setor de energia, meu nome está entre os "100 Mais Influentes da Energia 2022". Resultou de uma pesquisa promovida pelo Grupo Mídia na qual profissionais de todo País se submeteram a uma votação. Atribuo esse resultado à generosidade de amigos que indicaram meu nome e impulsionaram a votação em redes sociais.

Por que os votantes entenderam que meu nome seria merecedor desse prêmio? Sem que eu tenha me planejado, vários fatos em sequência conduziram-me às energias renováveis. Essa trajetória teve início em 1976. Sendo professor da UFC, fui convidado a palestrar para as turmas de formandos sobre o tema "Panorama Energético Brasileiro". À época, estimava-se que as reservas de petróleo se esgotariam até o ano 2000. Estudei, então, fontes alternativas de energia. Em sequência fui convidado a integrar a equipe que elaborou o plano do governador Virgílio Távora, o II PLAMEG. Por proposição minha, foi incluído um capítulo dedicado à "Identificação, Levantamento e Aproveitamento de Recursos Energéticos". Entre as metas constava: "levantar as potencialidades eólicas e solares do Estado". Seguiu-se um convite para diretor da concessionária de energia, a Coelce. Coube-me, nesse cargo que assumi em 1979, cumprir o plano de governo. Desde então sempre estive ligado às energias renováveis participando de várias iniciativas pioneiras que fazem do Ceará "o berço das energias renováveis".

A continuidade se deu na Fiec, que alinhada às novas oportunidades, priorizou a energia no seu planejamento. Diante do momento da transição energética para descarbonização do planeta, descortinou-se o hidrogênio verde como uma grande oportunidade para o desenvolvimento do Ceará, diante do gigantesco potencial das energias eólica e solar da região Nordeste. Entendo que a visibilidade propiciada pelo meu protagonismo nesse novo cenário, foi a motivação para a votação que me alçou aos "100 Mais Influentes da Energia". Muito difícil foi escrever este texto sem citar os nomes de tantos quantos fizeram parte dessa trajetória, pois não caberiam nesse espaço. Gratidão a todos é o sentimento que me domina. 

 

O que você achou desse conteúdo?