Logo O POVO+
Socorro Cândido: Contabilidade parafortalecer o 3º Setor
Opinião

Socorro Cândido: Contabilidade parafortalecer o 3º Setor

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A pandemia trouxe perdas irreparáveis de prejuízos sociais e econômicos imensuráveis. Enormes fragilidades do país nos foram escancaradas, com o maior número de pessoas dependendo de apoio para ter acesso à alimentação, medicamentos, renda, entre outros bens de primeira necessidade.

O Terceiro Setor também sofreu bastante com os efeitos da crise sanitária global, mas as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mesmo com os recursos combalidos, entraram em campo, respondendo à limitação do Estado Brasileiro e comprovando mais uma vez a importância do papel desempenhado por essas entidades na garantia dos direitos elementares e fundamentais.

Foi neste cenário que surgiram várias campanhas visando a captação de recursos e que, até julho de 2021, atingiram mais de 7 bilhões de reais, segundo o monitor das Doações Covid-19. As doações recebidas exigiram mais do nunca das organizações a adequada aplicação dos valores captados. E é neste ponto que está um dos grandes desafios enfrentados pela gestão das OSCs: comprovar corretamente os resultados efetivamente alcançados através de suas ações e, assim, manter ou ampliar o fluxo de recursos.

A contabilidade mostra-se como importante ferramenta ao proporcionar clareza da origem e aplicação dos recursos, estimulando os doadores a manter o aporte e, consequentemente, contribuindo para a sustentabilidade financeira das entidades sem fins lucrativos. Importante salientar que Contabilidade e Transparência caminham juntas! A primeira, enquanto ciência que registra, mensura e evidência os recursos econômicos e financeiros; a segunda entendida como um conjunto de ações que garantem a aplicação eficiente da comunicação e prestação de contas aos interessados(as).

Vale salientar ainda que legislações específicas do Terceiro Setor exigem divulgação criteriosa de informações financeiras e não financeiras, mas para isso é necessário adotar boas práticas de governança. Portanto, cada vez mais é preciso reforçar a defesa da governança, contabilidade e transparência no fortalecimento do Terceiro Setor, cujo papel é imprescindível na superação das desigualdades e dos imensos desafios que se impõem no país.

 

Foto do Articulista

Socorro Cândido

Articulista
O que você achou desse conteúdo?