Logo O POVO+
Lucivanda Fernandes: Turismo sustentável na Ibiapaba
Opinião

Lucivanda Fernandes: Turismo sustentável na Ibiapaba

A Serra Grande consegue deixar o Ceará ainda mais bonito, proporcionando experiências memoráveis com o turismo ecológico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lucivanda Fernandes, diretora-executiva da fazenda Santo Expedito e presidente da rota mirantes da Ibiapaba (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Lucivanda Fernandes, diretora-executiva da fazenda Santo Expedito e presidente da rota mirantes da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba é uma região de grandes riquezas naturais, de características únicas como a fauna, flora e de um clima invejável que atrai muitos visitantes, o que fortalece o turismo, o empreendedorismo, gera emprego e a valorização da cultura e tradição. A Ibiapaba consegue deixar o Ceará ainda mais bonito, proporcionando experiências memoráveis com o turismo ecológico.

Toda essa movimentação turística gera um impacto ambiental não visível, sendo que o mais preocupante são os resíduos sólidos. Infelizmente ainda estamos engatinhando quando se fala em coleta seletiva.

Assumindo a responsabilidade de atrair visitantes e ainda cuidar do meio ambiente, temos exemplos práticos de empresários que integram a Rota Mirantes da Ibiapaba, oferecendo experiências que unem o ser humano à natureza através de práticas sustentáveis como o Sítio do Bosco em Tianguá, que possui áreas dedicadas para reserva de mata nativa e reflorestamento; ou mesmo o Sítio Kanoê, que faz uso de energia solar autônoma, reaproveitamento de materiais naturais nas obras e ainda a Fazenda Santo Expedito, que realiza a captação de águas pluviais, compostagem dentre outras, ambos em Ubajara. Empresas que além de minimizarem os impactos ambientais são inspiração para que outros negócios do trade turístico possam implementar e colher os benefícios.

Por isso valorizar empreendimentos que atuam de forma social e ambientalmente correta é fundamental, e além disso, entender que a conscientização também é responsabilidade dos visitantes, que devem se unir aos esforços para conservação.

Assim, o cuidado com o Meio Ambiente adotado como estratégia de desenvolvimento e fortalecimento da economia, tanto pela iniciativa privada quanto pelo poder público - que precisa se interessar pela pauta e facilitar acesso à recursos e políticas - pode fazer com que a Ibiapaba seja reconhecida não somente por suas belezas naturais, mas também, pelo exemplo de carinho e zelo que temos com elas. n

 

O que você achou desse conteúdo?