Logo O POVO+
As propostas de Collor e de Dantas para Alagoas
Foto de Lorena Monteiro
clique para exibir bio do colunista

Cientista política e professora do Centro Universitário Tiradentes (AL). Pesquisadora associada aos grupos de pesquisa

As propostas de Collor e de Dantas para Alagoas

Tipo Opinião
Lorena Monteiro, cientista política, professora PPGIII do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), líder do Laboratório Interdisciplinar em Inovação em Organizações e Políticas Públicas (Labipol) (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Lorena Monteiro, cientista política, professora PPGIII do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), líder do Laboratório Interdisciplinar em Inovação em Organizações e Políticas Públicas (Labipol)

Paulo Dantas da coligação "Alagoas daqui para melhor" e Fernando Collor da coligação "Alagoas Verde Amarelo" são os candidatos à frente na disputa ao governo do Estado de Alagoas. No último levantamento realizado pelo Ibrape (17/08) Paulo Dantas lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Collor, com 23%. Dada essa configuração, fui olhar os Planos de governo de cada um, em especial no que propõem de novo para a população alagoana.

As propostas de ambos candidatos informam dois caminhos distintos. O plano de governo de Collor aposta na indução federativa através da expansão dos programas do governo Bolsonaro em Alagoas, como a criação e expansão das escolas cívico-militares e a ampliação do Programa Casa Verde e Amarela. As propostas de Dantas pautam-se pela continuidade de programas do governo Renan Filho, a exemplo do Programa CRIA - Criança Alagoana, mas apresenta novas propostas.

As propostas e projetos de Paulo Dantas foram construídas de acordo com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e incluem programas de Direitos Humanos, projetos para os povos tradicionais e para a população negra, ideias de mitigação dos desastres naturais, Plano Estadual de Mudanças Climáticas, assim como um Plano de desenvolvimento integrado da região metropolitana de Maceió.

Ambos planos de governo incorporam propostas para as mulheres, mas com defesa de programas distintos. No de Collor há referência a um programa de transferência de renda "Bolsa Cidadã", que seria associado aos outros programas do governo federal. O de Dantas busca enfrentar questões que as mulheres enfrentam a exemplo da violência doméstica. Incorpora propostas de empreendedorismo feminino, inserção de mulheres negras e mulheres vítimas de violência ao mercado de trabalho, mulheres quilombolas e de valorização das trabalhadoras domésticas.

Na Segurança Pública, ambos candidatos propõem a criação de uma formação superior para qualificação acadêmica dos policiais. Na saúde, Dantas aposta na criação de novos hospitais especializados, e Collor no programa "Saúde direitos de todos", que consiste na implantação de banheiros nas residências daqueles que vivem abaixo da linha da pobreza. Turismo, educação, saneamento básico e regularização fundiária também foram temas explorados pelos candidatos. n

 

Foto do Lorena Monteiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?