Logo O POVO+
Pinto Neto: Inteligência artificial no comércio
Opinião

Pinto Neto: Inteligência artificial no comércio

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Quando falamos de inteligência artificial (IA), logo nos vêm à memória filmes de ficção científica, como 2001-Uma odisseia no espaço ou Matrix. Felizmente a IA passará a fazer parte da nossa vida de uma maneira muito mais comercial e inteligente do que os filmes previam. Essa ferramenta tecnológica já começou a mudar a vida de pessoas comuns nos países desenvolvidos e está chegando ao nosso, com o objetivo de revolucionar a indústria, os serviços e o varejo.

Nos últimos 300 anos, nosso mundo tem visto inovações e mudanças tecnológicas sem precedentes. Estamos entrando na Quarta Revolução Industrial. A IA, a robótica e a Internet das Coisas estão transformando a experiência do cliente. As linhas entre os mundos físico e digital estão se apagando, especialmente com tecnologias como o comando de voz, carros autônomos e dispositivos inteligentes que mantêm as pessoas conectadas. Em vez de temer a revolução, podemos moldá-la e aproveitá-la a nosso favor.

Empresas de tecnologias multinacionais estão acelerando o atendimento das expectativas dos clientes, utilizando algoritmos para prever demanda de produtos e formatar preços. O comércio está deixando de ser uma atividade deliberada e se tornando uma parte orgânica de como experimentamos a vida diária. A próxima geração de assistentes, pessoas e dispositivos conectados irão aprender os hábitos de consumo dos seus usuários e pegar os padrões comportamentais e do meio ambiente de maneira a tornar essas experiências mais preditivas.

Existe forte potencial para dispositivos conectados em lojas de varejo prever comportamento de consumidores e responder a necessidades individuais, com o uso de smartphones para seguir as atividades dos consumidores e entregar ofertas específicas para cada contexto. Não é difícil imaginar que a evolução da biometria, tecnologias de identificação, e sensores de localidade irão permitir aos varejistas personalizar ofertas.

As possibilidades são enormes, e a tecnologia virá para melhorar a relação entre empresas e clientes. Esse é o futuro real que a IA deve nos proporcionar! n

 

Foto do Articulista

Pinto Neto

Articulista
O que você achou desse conteúdo?