Logo O POVO+
Emerson Damasceno: 21 de setembro, um Dia de Luta. Por quê?
Opinião

Emerson Damasceno: 21 de setembro, um Dia de Luta. Por quê?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O dia 21 de setembro marca uma luta histórica das pessoas com deficiência por questões básicas como visibilidade, respeito e inclusão. Por isso mesmo não se fala em dia de "comemoração", mas sim de luta. Luta porque a sociedade não é feita, não é gerida, não é pensada para as pessoas com deficiência.

Atualmente, exemplos não faltam, nas redes sociais grassam discriminação a pessoas com deficiência, sejam elas autistas, com deficiência física, intelectual, mental ou sensorial. A sociedade continua arrimando o discurso da inclusão a uma superação que não tem que vir das pessoas com deficiência, mas sim da sociedade: a deficiência não é algo a ser estigmatizado e superado, as barreiras que a sociedade cria, sim.

Tive a oportunidade de ver o mundo com dois olhares diferentes: o de uma pessoa sem deficiência e o de alguém com deficiência. Após um atropelamento que me deixou paraplégico, percebi que o mundo não mais me aceitava. Isso é o lado mais cruel do capacitismo estrutural que atinge diariamente dezenas de milhões de brasileiras e brasileiros com deficiência: a sociedade é criada e pensada para quem não tem deficiência. É uma lógica cruel e burra.

Após a violência no trânsito me tornar uma pessoa com deficiência e perceber essa absurda dicotomia, me dediquei à inclusão e contra o capacitismo. Já estive em organismos como a ONU, em Nova York, falando contra a exclusão, no Mercosul, em audiência pública no STF, etc.

Uma sociedade somente é justa se for para todas as pessoas que a compõem. A lógica da exclusão, perfeitamente demonstrada quando o ex-ministro da Educação de Bolsonaro disse que "crianças com deficiência atrapalham em sala de aula", é burra porque não percebe que uma sociedade diversa é positiva para toda a sociedade, inclusive para a economia. Afinal, quem ganha por excluir mais de vinte milhões de consumidores brasileiros com deficiência?

Nossa luta tem também atos individuais, mas é essencialmente coletiva: continuaremos até fazer com que a sociedade seja concebida e pensada para todas as pessoas, até porque deficientes não são as pessoas, mas sim as estruturas, os eventos, os espaços, as políticas que não incluem.

 

Foto do Articulista

Emerson Damasceno

Articulista
O que você achou desse conteúdo?