Logo O POVO+
Vanessa Porto Machado: A literatura de cordel na medicina veterinária
Opinião

Vanessa Porto Machado: A literatura de cordel na medicina veterinária

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O desenvolvimento tecnológico modificou a sociedade e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, passaram a ser mais utilizadas metodologias ativas inovadoras, como os jogos (tradicionais/eletrônicos), a paródia, o teatro, a charge, o meme e a poesia, para despertar o interesse dos alunos.

Durante a pandemia da Covid-19, com o impedimento do ensino presencial, os profissionais da educação foram desafiados a se reinventar e utilizar metodologias do ensino remoto. Mas isto também proporcionou a retomada de antigos projetos, como o recurso da poesia para disseminar cultura e conhecimento de forma simples e descomplicada.

Nessa vertente, criações como o ensino em cordel se tornaram viáveis, como é exemplo o projeto "A Literatura de cordel/poesia no ensino da Medicina Veterinária", aplicado em um curso local, que objetiva transmitir e popularizar ciência e cultura acumulados em anos de estudo.

Como um gênero literário caracterizado por versos rimados e metrificados, que informa e diverte leitores, o cordel surgiu na Europa, difundindo-se para a Itália, Espanha e França e se tornando popular durante o Renascimento. No Brasil, adquiriu força no século XIX e se identificou, no Nordeste, como uma forma de comunicação popular, através da poesia sobre assuntos do cotidiano.

A Literatura de Cordel é ferramenta aplicada no ensino médio e em alguns cursos de graduação. Entretanto, não existem registros de sua aplicação na Medicina Veterinária, o que deu azo ao estudo de formas de elaborar obras científicas neste formato, visando atingir novos públicos e atrair novos olhares.

A partir da primeira experiência, outros projetos-piloto vêm sendo desenvolvidos e aplicados, com sucesso, ensejando a que os alunos se sintam mais motivados ao aprendizado desta importante área da Ciência e sua divulgação nas redes sociais.

Além disto, observa-se que, de fato, é possível e útil popularizar o conhecimento e a cultura através de gêneros literários diversos, como a Poesia, sendo a Literatura de Cordel o meio que parece enriquecer ainda mais as formas de comunicação.

 

Foto do Articulista

Vanessa Porto Machado

Articulista
O que você achou desse conteúdo?