Do médico do posto ao agente de trânsito, passando pela professora, pelo gari que cuida da praça e o agente comunitário que anda de casa em casa. Da procuradora de urbanismo e meio ambiente ao guarda municipal nos terminais de ônibus. Do fiscal urbano e da vigilância sanitária, incluindo o agente administrativo, que dá suporte ao trabalho de todos eles.
Esses são só alguns exemplos de Servidor Público, parceiros da população, misturados à vida e à paisagem da cidade. E mesmo assim, nem sempre percebidos como alguém que está do seu lado, trabalhando por você, ainda que constantemente cumprindo essa missão. Nesse Dia do Servidor Público, faça um exercício: olhe com mais atenção ao redor e perceba como o serviço público está integrado a sua vida.
Para boa parte da população, que só tem o poder público por ela, essa relação é mais explícita. Centenas de milhares de fortalezenses dependem unicamente do estado para atender seus direitos e necessidades básicas de educação, saúde, lazer e transporte. E mesmo quem pode usar o serviço privado, depende do poder público para viver bem, numa cidade bem ordenada e acolhedora, o que ficou tão evidenciado na crise da pandemia de Covid-19.
Na Prefeitura de Fortaleza, o prefeito José Sarto tem reconhecido a relevância desse trabalho, buscando proporcionar o melhor ambiente e estrutura para que o servidor possa cumprir sua missão mais nobre: servir ao público.
Especialmente hoje, 28 de outubro, reverenciamos esse trabalho tão fundamental que impacta diretamente a vida de cada um de nós. Reconhecemos o grande esforço de cada agente público. Apesar do estigma que podem sofrer, são trabalhadores orgulhosos em servir, e ser uma peça nessa engrenagem que a despeito do gestor de plantão, mantém a máquina funcionando, contribuindo decisivamente para construir uma cidade mais saudável, feliz e menos desigual.
Parabéns, Servidor Público! n