Logo O POVO+
Luiz Drude de Lacerda: Pós-graduação de excelência no Ceará
Opinião

Luiz Drude de Lacerda: Pós-graduação de excelência no Ceará

Os cursos de doutorado aumentaram em 30%, atingindo 72 em 2022 e tendo inaugurados os seus primeiros dois cursos no interior do Estado. Mais importante, 30% dos cursos de doutorado e 36% dos de mestrado aumentaram de nível
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Drude. Diretor Científico da FUNCAP (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Luiz Drude. Diretor Científico da FUNCAP

Recém-liberada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação, realizada por milhares de avaliadores em todas as áreas do conhecimento, mostra um exitoso avanço no Ceará e confirma o acerto da política de investimento em Ciência e Tecnologia (C&T) do Governo do Estado, que é promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e operacionalizada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A partir de 2015 a Funcap expandiu seu orçamento anual de cerca de R$ 38 milhões para uma previsão de R$ 179 milhões em 2023. Uma fração significativa deste aumento foi aplicada na formação de recursos humanos - particularmente em bolsas de mestrado e doutorado, cujo número mais que dobrou: de cerca de 700 para 1.500. Vale ressaltar que também houve um aumento no valor nominal das bolsas. No período 2015-2022, o número de cursos de mestrado cresceu 62%, atingindo um total de 117. A mudança teve ênfase no interior, que passou de um patamar de apenas três cursos em 2015 para 24 em 2022.

Os cursos de doutorado aumentaram em 30%, atingindo 72 em 2022 e tendo inaugurados os seus primeiros dois cursos no interior do Estado. E o mais importante, 30% dos cursos de doutorado e 36% dos de mestrado aumentaram de nível. Além disso, estes aumentos ocorreram nas classificações mais elevadas, com o total de cursos de doutorado e mestrado em nível de excelência nacional (aqueles com nota 6) aumentando 57% e 40%, respectivamente.

Já os cursos de nível internacional (com nota 7) aumentaram em 83%, tanto no mestrado quanto no doutorado. Este incremento na excelência se deu em todas as áreas do conhecimento e garante recursos humanos de altíssima qualidade para enfrentar os desafios do desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Este auspicioso resultado acontece em um momento de desconstrução do sistema de Ciência & Tecnologia e das dificuldades de investimento em C&T por que passa o País. Portanto, estão de parabéns os cursos que lograram este sucesso, e parabéns ao Governo do Ceará por manter e ampliar o fomento à C&T em nosso Estado.

 

O que você achou desse conteúdo?