Logo O POVO+
João Mário de França : Perspectivas para a economia cearense em 2023
Opinião

João Mário de França : Perspectivas para a economia cearense em 2023

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) projeta crescimento do PIB do Ceará superior ao do Brasil em 2022. Em 2023, a previsão de crescimento para o estado é 1,53%, mais que o dobro da nacional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
João Mário de França. Diretor Geral do IPECE e Prof. da Pós-Graduação em Economia - CAEN/UFC (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação João Mário de França. Diretor Geral do IPECE e Prof. da Pós-Graduação em Economia - CAEN/UFC

 ano de 2022 foi marcado por uma alta inflacionária mundial atípica, seguida por uma tendência de elevação da taxa de juros e de redução do crescimento do PIB. Este cenário parece que permanecerá em 2023. Em relação ao crescimento econômico, o Fundo Monetário Internacional prevê uma mudança de 2,7% para o mundo e 1,75% para a América Latina e Caribe, valores abaixo dos projetados para 2022 (3,2% e 3,5%, respectivamente). Para o Brasil, o último relatório Focus do Banco Central projeta crescimento do PIB de 0,75% para 2023, bem abaixo da projeção de 3,05% para 2022. Isso ocorre mesmo com a perspectiva de redução da inflação para 5,08% e da Selic para 11,75% a.a. em 2023.

Mesmo diante desse cenário geral de arrefecimento da economia, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) projeta um crescimento do PIB do Ceará superior ao do Brasil em 2022. Em 2023, a previsão de crescimento para o Ceará é 1,53%, mais que o dobro da projetada para o Brasil. Cabe ressaltar que essas previsões, elaboradas no terceiro trimestre de 2022, são constantemente atualizadas para mudanças inesperadas na economia e na condução da política macroeconômica do governo federal.

O crescimento esperado acima do Brasil deve-se sobretudo à capacidade de investimento que o governo estadual constituiu ao longo dos anos, colocando o Ceará no topo da lista nacional em relação à proporção entre investimento e receita corrente líquida por quase uma década. A LOA do Ceará estipula R$ 3,6 bilhões para investimentos em 2023, sendo parte significativa desses recursos destinada às melhorias na infraestrutura hídrica e saneamento, malha rodoviária e infraestrutura da rede de educação e saúde.

Os investimentos públicos proporcionados pela solidez fiscal do Ceará também atraem investimentos privados, gerando um ciclo virtuoso de oportunidades para o desenvolvimento de negócios em cadeias produtivas. Nesse contexto, podemos destacar o Hub digital, iniciativa grandiosa na era digital e da informação, o Hub aéreo, propulsor do turismo e negócios, o Hub portuário, edificador da logística estadual, e a ampliação do setor de energias renováveis, tornando o Ceará uma referência mundial na produção de energia limpa com sustentabilidade.

 

O que você achou desse conteúdo?