Logo O POVO+
Sandro Caron: Os desafios e a certeza de que estamos no caminho certo
Opinião

Sandro Caron: Os desafios e a certeza de que estamos no caminho certo

O balanço positivo disso é, por exemplo, a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no Ceará, em 10,1%, quando comparado o período de janeiro a novembro de 2022 com 2021
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Produzir inovação e soluções para os desafios enfrentados por nós requer criatividade, comprometimento, dedicação e muito trabalho. Apesar dos grandes desafios impostos às políticas de segurança pública, os programas e os projetos planejados por seguiram seu curso.

As iniciativas prioritárias para a área foram executadas, a exemplo da expansão e da melhoria das estruturas dos órgãos; do aumento de efetivo com a realização de vários concursos públicos; do reconhecimento dos profissionais por meio de aumentos salariais, das promoções e das descompressões de carreiras; da criação e da implementação de novas tecnologias; da priorização de ações em territórios com maiores incidências criminais; e da aquisição de modernos equipamentos.

Como forma de fortalecer os resultados, e com base em um dos pilares mais importantes do trabalho da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que é a integração entre suas instituições vinculadas, foi concebido o Centro Integrado de Segurança Pública, que é o maior investimento da história do Estado na área da segurança pública.

Pontuo ainda a expansão do Raio, que possui hoje 69 bases no Ceará. Aliado a essa importante modalidade de policiamento, e também às investigações da Polícia Civil, cito o uso da tecnologia do Sistema de Videomonitoramento e suas 3.809 câmeras, bem como do Sistema Agilis - a inteligência artificial que tem contribuído na resolução de inúmeros casos.

Ao passo disso tudo, fomos construindo políticas e programas voltados para a implantação de uma segurança pública transversal e próxima da população, como o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar. O trabalho policial e a proteção social, conduzida em parceria com a SPS, é uma combinação eficiente no combate ao crime.

O balanço positivo disso é, por exemplo, a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no Ceará, em 10,1%, quando comparado o período de janeiro a novembro de 2022 com 2021.

Trago ainda que o ano de 2021 já havia encerrado com uma diminuição de 18% na mesma estatística. A nossa atuação diuturna é para que esse número siga reduzindo e o povo cearense se sinta cada vez mais protegido pelas instituições que compõem o sistema de segurança pública.

Os desafios são muitos, mas sabemos que estamos no caminho certo.

 

Foto do Articulista

Sandro Caron

Articulista
O que você achou desse conteúdo?