Gerenciar é muito difícil, seja gerenciar os outros ou as escolhas pessoais; dentro ou fora do trabalho, quando lhe cabe essa função. No início da minha carreira, eu tinha a impressão de que meus líderes trabalhavam pouco, ao contrário de mim, que entregava grande esforço. Após algumas primaveras, consigo entender mais claramente as dores e angústias de um líder. O foco deve ser nos resultados? Sim, mas esses resultados só valem a pena se os liderados estiverem felizes.
Existem camadas distintas das necessidades humanas, como descreve a Pirâmide de Maslow. Aplicada à vivência corporativa, essa pirâmide teria, na base, o item "conforto com o cotidiano" – o que não quer dizer a ausência de desafios. Somente após chegarmos a isso, é possível ir ao segundo andar da pirâmide: o propósito. Se conforto no cotidiano e propósito já eram importantes para nossa geração, imagina para as novas gerações, que são mais críticas, sensíveis e imediatistas.
Livros e gurus tentam nos dar respostas sobre como devemos gerir uma equipe; a liderança perfeita; o sucesso indestrutível; a felicidade plena. A verdade é que as nossas experiências – boas e ruins -, vão nos moldando juntamente com as lições desses títulos chamativos.
Veja que cerca de 75% dos norte-americanos consideram que o chefe seja a parte mais estressante do seu dia de trabalho, segundo um estudo da Associação Americana de Psicologia. Além disso, aproximadamente metade dos empregados estadunidenses saem do trabalho para fugir de seus gerentes, em algum momento de suas carreiras, conforme pesquisa recente da Gallup.
Ora! Estamos falando de trabalho e felicidade, duas palavras que aparentemente podem até gerar um conflito, mas que precisam andar de mãos dadas. Para além de conceitos suspensos no ar, é, essencial, sim, minimizar o estresse, ser transparentes com tudo e entender que a felicidade no trabalho é construída com pequenas coisas, nos detalhes, na base.
Então, que esse ano de 2023 seja de confiança, empatia e trabalho feliz, para vivermos momentos que gostaríamos de eternizar. n