Para construir os princípios do coletivo que compõe a Chapa 20 – Propor e Ousar, partimos do entendimento de que a Universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada deve considerar o seu propósito finalístico: a formação acadêmica e humana. No caso da UFCA, essa formação se funda em quatro pilares, conhecidos como as atividades fins: ensino; extensão; pesquisa e inovação; e cultura.
Na recente história de nossa instituição, entretanto, as atividades fins não foram devidamente priorizadas, abrindo espaço para uma excessiva centralidade das questões burocráticas. Reconhecemos a importância da consolidação de procedimentos e de fundamentação para aprimorar as tomadas de decisões, mas os principais esforços precisam estar voltados para garantir a finalidade da instituição.
Assim, assumimos o compromisso de possibilitar o acesso e a permanência dos/as estudantes, considerando a perspectiva plural e diversa da sociedade. Isso ocorrerá por meio da priorização de ensino, pesquisa e inovação, extensão e cultura; e ampliação das políticas de ações afirmativas e de acessibilidade, inclusive com aumento dos auxílios e bolsas ofertadas, proposta elencada por nossa chapa. Comprometemo-nos também em instituir a prática de elaboração de todo o orçamento da UFCA de forma participativa, a fim de garantir equilíbrio e transparência entre os interesses de toda a comunidade universitária.
Fortaleceremos a universidade ao potencializar as unidades acadêmicas e as coordenações de cursos, adotando um modelo de gestão descentralizada e transparente, em que haja interação permanente entre a comunidade universitária, em um espaço harmônico, saudável e humanizado.
A candidatura da Chapa 20 – Propor e Ousar, que foi instituída de forma coletiva, pauta-se pela alternância democrática e pluralidade de ideias, de modo que a decisão da comunidade universitária seja respeitada e referendada em todas as instâncias.
Por fim, saudamos a democracia universitária e conclamamos todas, todos e todes a fazerem parte da mudança que a UFCA necessita, pois o novo sempre vem… n