Logo O POVO+
Marielle Ribeiro Feitosa: 35 anos do BLH fazendo história no Ceará 
Opinião

Marielle Ribeiro Feitosa: 35 anos do BLH fazendo história no Ceará 

Integrante da Política Nacional de Aleitamento Materno, o Banco de Leite tem o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e do Cuidado Amigo da Mulher desde 1993.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marielle Ribeiro Feitosa, enfermeira do Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Marielle Ribeiro Feitosa, enfermeira do Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC)

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, foi fundado em 23 de março de 1988, sendo o primeiro no Ceará. Neste mês de março, o BLH celebra 35 anos de serviços prestados
à população. 

Integrante da Política Nacional de Aleitamento Materno, o Banco de Leite tem o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e do Cuidado Amigo da Mulher desde 1993. É referência ao coletar, processar e distribuir leite humano prioritariamente a bebês prematuros e de baixo peso, além de assistir gestantes, puérperas, lactantes e família no apoio à amamentação. 

Nestes seus 35 anos de existência, o Banco de Leite da Meac reafirma o compromisso com a sociedade e chama a atenção para a importância da amamentação ao promover, principalmente, a saúde na primeira infância e a redução da morbimortalidade infantil.  

Entre os muitos serviços prestados, destacam-se os 6.936 atendimentos de apoio ao aleitamento materno às lactantes; a assistência a 1.994 gestantes, mães, bebês e familiares com orientações em aleitamento materno; o cadastramento de 2.883 doadoras de leite humano; o acompanhamento de 576 estudantes (residentes, internos e estagiários); a realização de 3.276 visitas domiciliares; a coleta de 2.485,8 litros de leite humano; e a distribuição de 1.637,1 litros de leite humano pasteurizado para 1.340 bebês internados nas unidades neonatais na Meac. Tem seis postos de coleta de leite humano como parceiros externos. 

Para dar continuidade à missão do BLH de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, contamos com as doadoras domiciliares. Assim, a mulher que, em lactação, tiver interesse em doar leite humano pode fazer parte da nossa história contribuindo com sua doação.
Para saber como, entre em contato pelos números: (85) 3366.8509 ou 99229.3340 (WhatsApp). 

 

 

O que você achou desse conteúdo?