Uns dias atrás estava caminhando na Beira Rio, na Barra do Ceará, pra ver a movimentação da população e o funcionamento do comércio após a entrega de uma requalificação completa lá na área. E como é bastante comum, principalmente naquela região, encontrei uma das minhas milhares de pacientes. Uma das mais de 10 mil vidas que ajudei a trazer ao mundo e que hoje já é mãe, chefe de família. Ela se identificou e relatou que fiz seu parto. Aí foi aquela festa. E emendou falando das mudanças no bairro. Das obras de urbanização, da areninha, do Meu Bairro em Empreendedor e, empolgada, contou que a filha está matriculada no centro de educação infantil Maria Aglaê Gonçalves Monteiro, entregue em março do ano passado.
Essa é uma das dezenas de novos equipamentos que entregamos para a população de Fortaleza. Já inauguramos 25 CEIs todos com berçário, que é uma inovação da nossa gestão. Em pouco mais de dois anos, estamos caminhando para o cumprimento de 70% dos compromissos assumidos no plano de governo. E aproveito o aniversário de 297 anos da nossa Fortaleza para fazer essa prestação de contas.
Já avançamos muito também nas outras etapas do ensino. Entregamos seis novas escolas de tempo integral, outras duas de tempo parcial. Realizamos o maior concurso dos últimos anos da área da educação, com duas mil vagas para professores.
Também estamos melhorando na economia. Somos a capital que mais investe em capacitação no País e também a que mais gera vagas de trabalho no Norte e Nordeste. Batemos recorde de abertura de novas empresas em 2022. Por essas e outras razões, temos o primeiro PIB do Nordeste.
A Prefeitura tem requalificado praças e construído novos equipamentos de esporte e lazer, devolvendo convívio social às famílias e melhorando a qualidade de vida da nossa gente. Até agora, já entregamos 53 equipamentos inteiramente reformados. E é sensacional ver esses espaços muito bem ocupados pelas comunidades.
Outra iniciativa que está mudando a cara da nossa cidade é o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra). Estamos promovendo uma verdadeira transformação em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. Ruas que, antes, acumulavam lama ou nem sequer tinham nome, agora contam com crianças se divertindo nas vias de piso intertravado, famílias sentadas na calçada, homens e mulheres motivados a empreender.
E todos os dias saio para trabalhar motivado a avançar, a realizar cada vez mais, para contribuir com a cidade que tanto sonhamos. Temos hoje mais de 200 obras em andamento em Fortaleza e cerca de 90% delas estão em bairros da periferia.
Temos muito a comemorar, mas sem perder de vista os muitos desafios. Na saúde especialmente. Por isso, hoje estou lançando um grande pacote de melhorias no atendimento da atenção básica com reforma de postos, contratação de médicos e implantação de farmácias polos.
Faltou espaço para resumir tudo. Então finalizo com dois convites: vamos viver e cuidar da nossa cidade e, juntos, fazer dela um lugar cada vez mais justo, próspero e inclusivo. E o outro convite é para celebrarmos a data no Aterrinho da Praia de Iracema na noite de hoje com uma festa linda de Djavan e Makem!