O Ministério Público do Ceará está em festa com a posse mais 33 novos promotores de Justiça. São homens e mulheres qualificados que vão atuar na primeira entrância da atividade ministerial em 31 cidades do estado. A maioria, municípios de pequeno porte com demandas sociais urgentes, que clamam pela atuação de um MP forte e presente.
Os recém-empossados integram a segunda turma de promotores de Justiça convocados do último concurso do MPCE e o primeiro a contar com cotas para candidatos negros e com deficiência. Iniciado em 2019, o certame enfrentou dezenas de dificuldades impostas pela pandemia, mas foi, finalmente, homologado em 2022. Em agosto do ano passado ainda, outros 31 colegas ingressaram na carreira de membros, inaugurando esse ciclo virtuoso de renovação.
Os novos membros chegam num momento especial da história da instituição. Graças aos programas de Investimento em Infraestrutura e de Transformação Digital, as condições de trabalho ofertadas são bem melhores que outrora. Há construção de novas sedes de promotorias por todo o Estado e as iniciativas para melhorar o parque tecnológico e as soluções de T.I. avançam com velocidade. Sem contar com o suporte de pessoal, jurídico e material garantido por uma gestão eficiente e moderna.
Esses recursos, porém, só farão diferença se conseguirmos transformar a vida de quem mais precisa. É essa a aposta que a sociedade deposita em cada novo membro que ingressa no MP. O Ceará é um estado com grandes desafios sociais e econômicos, e ainda padece de altos índices de violência e corrupção. É para combater esses males que o Ministério Público se fortalece com a injeção de sangue novo, visível no olhar dos novos promotores de Justiça.
A cada novo membro que assume a nobre missão de representar o Ministério Público, esta instituição centenária, prestes a completar 132 anos no próximo dia 16 de junho, ganha mais musculatura e vitalidade para enfrentar as batalhas confiadas a nós pela Constituição e pelo povo do Ceará. Não mediremos esforços para cumprir esse mister, com a energia dos novos membros e a experiência dos veteranos. n