O período de pós pandemia de Covid-19 impôs aos sistemas educacionais a difícil tarefa de recompor as aprendizagens dos alunos, que foram prejudicadas durante o isolamento social e o necessário ensino remoto, que afastou os nossos estudantes do convívio escolar diário.
No início de 2022, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em regime de colaboração com os 184 municípios, promoveu uma avaliação de caráter diagnóstico para identificar o impacto da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes.
A partir dos dados obtidos, a Seduc iniciou um trabalho focado nesta recomposição por meio do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) e do Pacto pela Aprendizagem. Tais iniciativas foram o grande alicerce para gestores, professores e comunidade escolar planejarem ações para superar as dificuldades impostas pelo período.
Com a recente divulgação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), avaliação realizada em novembro de 2022 com alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, foi possível verificar o alcance das ações promovidas entre estado e municípios na área educacional e o impacto da pandemia na aprendizagem de nossos estudantes.
A avaliação, feita com os estudantes do 2º ano demonstrou que, dos 184 municípios cearenses, 177 deles encontram-se no padrão desejável de aprendizagem, número que aproxima o Estado aos patamares anteriores à pandemia.
Na aferição dos alunos do 5º ano, o percentual obtido, no nível adequado em Língua Portuguesa, permaneceu em 58%, o mesmo de 2019, ano em que foi realizado o último Spaece pré-pandemia. Já em Matemática houve avanço com relação à avaliação diagnóstica feita no início de 2022. O percentual de estudantes no padrão adequado subiu de 9% para 41%.
Por fim, a avaliação dos estudantes do 9º ano também teve resultado semelhante ao apresentado em 2019, tendo o desempenho em Matemática como o grande desafio a ser enfrentado por todos que compõem a educação cearense.
Neste sentido, os dados do Spaece demonstram o grande êxito da parceria entre Estado e municípios e evidenciam que o compromisso por uma educação de qualidade é um projeto de toda a sociedade cearense, fato que coloca as redes públicas de ensino do Ceará entre as melhores do país. n