O que é ser diferente? Qual seria a referência para o julgamento do normal ao anormal? Somos muitos, diversos e únicos em nossa excentricidade, onde a beleza do ser humano e suas
singularidades, destaca-se.
Não há padrões para o coletivo, não há razão para o amor, visto que a partir do amor encontraremos a união de todos os povos, sem distinção.
Toda a gente é única, mas não sozinha. Temos muito o que aprender e também temos muito o que ensinar. E é nessa perspectiva de engrandecimento plural que chegaremos juntos e
em harmonia.
Podemos expressar o amor de várias formas, pois não há receita de como fazê-la, no entanto, o amor ao próximo e o respeito às suas diferenças é olhar bem mais além do visível, é tornar-se ser humano em essência.
Diversidade e inclusão caminham de mãos dadas, tornando-se especiais na quebra de paradigmas usuais. Portanto, façamos a diferença!
Refletir sobre a diversidade é ampliar a visão face às diferenças entre as pessoas, percebendo, deste modo, o quão importante é o respeito para a convivência harmônica na sociedade.
Faz-se entanto necessário reconhecer a pluralidade do ser humano em seus diversos contextos, tais como: Diversidade Social, Diversidade Cultural, Diversidade Política, Diversidade Religiosa, Diversidade de Gênero, Diversidade Étnica, Diversidade Ideológica, além de várias outras, visto que, há características infindas nos mais variados grupos e seus indivíduos.
No entanto, muito mais que conceitos, diversidade é a nítida percepção de que todos são únicos em suas singularidades, porém, são as diferenças que nos assemelham e que, de forma abrangente, nos completam. Portanto, torna-se mais que necessária, a amplitude do termo diante a ação de inclusão.
De acordo com o Dicionário Aurélio o termo Inclusão é definido como: Ação ou efeito de incluir. / Estado de uma coisa incluída. A etimologia da palavra inclusão vem do latim INCLUDERE, "fechar em, inserir, rodear", de IN, "em", CLAUDERE, "fechar".
Contudo, vale destacar que, diversidade e inclusão estão agregadas simultaneamente, pois a aliança, de fato desenvolvida, nos permite a construção de uma sociedade justa, empática e igualitária.
O amor é um sentimento universal capaz de curar, engrandecer, somar, incluir. Portanto, espalhe o amor, respeite as diferenças, viva os sentimentos positivos, ame ao próximo. O plural de amor é diversidade! Seja diferente, faça a diferença!