Logo O POVO+
Romeu Aldigueri: Um convite à construção
Opinião

Romeu Aldigueri: Um convite à construção

Não é o socialismo o nosso inimigo. É a fome. Nunca foi a política nossa inimiga. Mas, sim, a desigualdade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Trabalho. Desenvolvimento. Educação. Respeito. Civilidade. Essas são algumas palavras que gostaria de usar como norte para o segundo semestre do trabalho legislativo.

Essas palavras partem de um sentimento meu em virtude de um novo cenário de maior crença nacional. Aos poucos vai se dissipando aquele clima de raiva, de ódio, implementado por uma estratégia criminosa de desestabilização dos sentimentos da população a fim de esconder os reais problemas nacionais.

Porque não é o socialismo o nosso inimigo. É a fome. Nunca foi a política nossa inimiga. Mas, sim, a desigualdade. Não são os partidos A ou B nossos inimigos. Inimiga é a falta de educação de qualidade com equidade. Tampouco a imprensa, o STF, a esquerda são inimigos, mas, sim, a falta de saneamento básico em todos os bairros, independentemente se rico ou pobre. Aliás, está aí o nosso grande malfeitor: a pobreza e suas injustiças históricas reveladoras de que não conseguimos dar respostas à altura desses desafios.

Somente sabendo efetivamente quem são os inimigos do desenvolvimento brasileiro é que se pode atuar contra eles, não em brigas infantis nas redes sociais. Problemas se enfrentam com digitalização, gestão, estudo, diálogo com a Academia, indicadores de resultado, bons projetos e muita dedicação!

Quem já atuou no poder Executivo, em qualquer esfera, sabe que boas ideias, mesmo que muito boas, demandam efetivo acompanhamento, regular monitoramento, diversos ajustes, desgastes, debates, lutas e muita dedicação - o que demanda horas e horas de trabalho.

O Ceará apontou fortemente para o futuro quando surpreendeu o Brasil com educação pública de qualidade. E vai surpreender novamente com a universalização da educação em tempo integral, já em andamento. Mas há desafios. Um deles é uma situação inaceitável: ver uma parcela da população não ter sequer um prato de comida sobre a mesa.

O compromisso é claro: garantir desenvolvimento alinhado à inclusão social. Trabalho. Desenvolvimento. Educação. Respeito. Civilidade. Todos nós, cearenses, precisamos fazer parte dessa construção. n

 

Foto do Articulista

Romeu Aldigueri

Articulista
O que você achou desse conteúdo?