Logo O POVO+
Hidrogênio Verde e o futuro sustentável do Ceará
Opinião

Hidrogênio Verde e o futuro sustentável do Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Acrísio Sena, deputado estadual. Foto: Aurélio Alves (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Acrísio Sena, deputado estadual. Foto: Aurélio Alves

A utilização de fontes limpas e renováveis estão transformando o cenário energético global de uma forma nunca antes vista. O nosso Ceará se apresenta para o Brasil e para o mundo como um terreno fértil e o Instituto Centec sai na frente abrindo caminhos para a qualificação dos novos profissionais que vão atuar neste futuro sustentável e inovador.

O aproveitamento dos potenciais do nosso território em fontes renováveis, sobretudo das energias solar e eólica, é visível e muito dialoga com a necessidade urgente de uma matriz energética limpa. E é nesse cenário que surge o Hidrogênio Verde, uma alternativa inovadora obtida de fontes de energias renováveis por meio da eletrólise da água, considerado revolucionário por eliminar a emissão de gases de efeito estufa.

Compreendendo a necessidade de qualificação profissional para esse novo campo de trabalho, a equipe do Centec lança o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Hidrogênio Verde, que será ministrado pela pesquisadora Natasha Esteves, especialista no assunto. Inicialmente atendendo o corpo técnico do instituto, consideramos que o curso é um marco para o Ceará e parte dos primeiros passos que estamos dando na direção de ampliar o acesso da população ao conhecimento sobre uma tecnologia vanguardista.

A turma inaugural, que será composta por 30 alunos, representará o esforço que o Governo do Ceará, com o qual estamos irmanados há 24 anos, empreende para preparar profissionais altamente especializados, prontos para liderar o desenvolvimento e a aplicação do Hidrogênio Verde em múltiplas vertentes. Em seguida, o curso deverá ser estendido a outras regiões do Ceará, como São Gonçalo do Amarante e Cariri.

Essa agenda demonstra que temos o desafio de expandir nosso programa de qualificação pelo Ceará na mesma velocidade com que vislumbramos um futuro ambientalmente sustentável, levando conhecimento e promovendo, assim, o desenvolvimento local das comunidades que alcançamos. O amanhã energético cearense começa hoje e o Hidrogênio Verde é a chave para desbloquear um horizonte brilhante. n

O que você achou desse conteúdo?