Logo O POVO+
Roberto Macêdo: 25 anos da Associação Caatinga
Opinião

Roberto Macêdo: 25 anos da Associação Caatinga

Aficionado pela preservação do meio ambiente, Sam Johnson, que presidia o conselho da TNC (The Nature Conservancy), doou três milhões dólares para contribuir com um projeto perene e comprometido com a natureza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em 1998 fui tocado pela atitude de Sam Johnson, um americano de coração cearense e caatingueiro, que fez a doação de três milhões de dólares em favor da preservação da 'árvore da vida', a carnaubeira, nativa do bioma Caatinga, da qual a sua empresa teve a competência de coletar a cera, de forma racional e sustentável, para uso na fabricação dos seus produtos comercializados em todo o mundo.

A SC Jonhson (Ceras Johnson), com faturamento mundial na casa dos US$10 bilhões/ano, expressa na própria marca o seu orgulho de ser uma empresa familiar. Aficionado pela preservação do meio ambiente, Sam Johnson, na ocasião, presidia o conselho da TNC (The Nature Conservancy), ONG ambiental que atua em mais de 70 países e territórios.

Ele colocou como condição para o desembolso, que a instituição a ser criada tivesse um conselho capaz de assegurar a perenidade do projeto. Metade do dinheiro seria destinado à aquisição de propriedades e metade para um fundo patrimonial com a finalidade de garantir a estrutura de funcionamento da instituição.

A TNC convidou-me para integrar seu conselho no Brasil, com a missão de dar início à organização do conselho da nova instituição que foi batizada de Associação Caatinga. Esse convite veio ao encontro do amor que tenho pela natureza, herdado do meu pai José Macêdo. Além disso, gosto muito das pessoas que têm a natureza no sangue porque elas se doam quase religiosamente à preservação do nosso planeta.

O meu envolvimento com o projeto foi total. Identifiquei amigos que tinha certeza serem também amantes da natureza, e, juntos, assumimos o conselho da Associação Caatinga: Bosco Carbogim, Edgar Gadelha, João Pratagil, Lúcio Alcântara, Maria Angélica, Renato Aragão, Sandoval Cavalcante e Vânia Dummar.

Nesses 25 anos, com equipes técnicas de grande valor, a Associação Caatinga adquiriu e mantém a Serra das Almas, área de preservação exemplar localizada na divisa do Ceará com o Piauí, e já apoiou ¾ das RPPNs e três Unidades de Conservação (UCs) públicas do Ceará, com educação ambiental em favor desse bioma único. São 25 anos de amor à vida!

 

Foto do Articulista

Roberto Macêdo

Articulista
O que você achou desse conteúdo?