As pedras naturais cearenses são admiradas pelos arquitetos, designers, decoradores, construtores e engenheiros em todo o mundo. Nosso estado é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do país, com cerca de R$ 200 milhões exportados somente em 2022. Entre os principais compradores estão a Itália, China e os Estados Unidos.
Somos referenciados, principalmente, pelos quartzitos, que é um tipo de rocha muito resistente a abrasão, com textura fina, de diversas tonalidades e compacta, o que a torna perfeita para várias aplicações, como revestimentos de pisos, paredes, fachadas e bancadas. O quartzito mais famoso é o Taj Mahal, exclusivo de uma pedreira localizada em Uruoca e considerado a nossa maior grife no mercado internacional, seguido pela Perla Venata e Perla Santana.
Outro diferencial das rochas do Ceará refere-se à sustentabilidade, usamos as tecnologias mais avançadas, sem utilização de explosivos e com planos de recuperação das áreas degradadas que são orientados para mitigação dos impactos ambientais em consonância com os centros mais desenvolvidos.
O Ceará também é o principal fornecedor de matéria prima bruta para o Espírito Santo, principal grande cluster do Brasil, com volumes que correspondem a aproximadamente R$ 250 milhões anualmente. Todo esse processo de mineração das pedras naturais cearense contribui para o desenvolvimento no interior do estado, gerando renda e emprego na zona rural, pois as pedreiras, majoritariamente, estão concentradas nos municípios de Uruoca, Santa Quitéria, Massapê, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Coreaú, Morrinhos, Banabuiú, Mombaça, Aiuaba, Canindé e Granja.
A sociedade cearense poderá conhecer de perto toda essa beleza na sétima edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), evento com entrada gratuita que será realizado no Centro de Eventos de Fortaleza, entre os dias 8 e 10 de novembro. A FBSF é considerada uma das principais feiras de pedra naturais e revestimentos do mundo e irá contribuir para o aumento de geração da demanda das rochas produzidas no Estado. n