Logo O POVO+
Eunício Oliveira: ITA, novos voos
Opinião

Eunício Oliveira: ITA, novos voos

A instalação de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Ceará rende homenagem ao seu criador, o tenente-coronel aviador Casemiro Montenegro Filho. Cearense, ele tomou a iniciativa depois de visitar o MIT, nos EUA
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A excelência do ensino cearense mais uma vez é reconhecida. Dessa vez pela decisão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) instalar seu segundo campus nacional em Fortaleza.

No Ceará, serão ministrados os cursos de Engenharia de Sistemas, Engenharia de Energia e Bioengenharia, em um critério descrito, em entrevista à rádio O POVO/CBN, por Fernanda Pacobahyba, da competente equipe do ministro Camilo Santana, e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como a "hélice tripla da inovação", pois une a academia, a indústria e o governo.

O exemplo é a instalação do curso de Engenharia de Energia e Bioenergia, com foco na posição do Ceará como importante gerador a partir de fontes renováveis, como a energia solar e a eólica. O conjunto da obra, em médio e longo prazos, certamente vai se somar ao empreendimento para produzir hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A história do ITA ficou consagrada como referência na formação de engenheiros de alto nível, a partir de um disciplinamento que os compromete com a qualidade, a responsabilidade, a persistência e a continuidade. Esta última, inclusive, é a que tornou o ensino cearense referência entre os estados brasileiros e no exterior.

E é como se explica que uma escola pública de Carnaubal, cidade com 17 mil habitantes, tenha desbancado escolas dos Estados Unidos e Reino Unido no concurso World's Best Schools (melhores escolas do mundo), da plataforma britânica de educação T4 Education, que reconhece instituições com práticas que elevam a qualidade de vida e a educação de seus alunos.

Segundo o Censo Escolar, nossa rede pública estadual de ensino é a 5ª maior do Brasil, responsável pela formação de 89,5% dos jovens matriculados no ensino médio.

No vestibular do ITA, 40% dos aprovados anualmente são estudantes cearenses, o que motivou e justificou a escolha de Fortaleza, em um empreendimento que beneficiará também as regiões Norte e Nordeste.

A escolha do ITA faz ainda um reconhecimento a Casemiro Montenegro Filho, nascido em Fortaleza, em 1904, e que se tornou piloto do Exército brasileiro. Em 1931 ele fez o voo inaugural entre o Rio de Janeiro e São Paulo no que seria o Correio Aéreo Brasileiro.

13 anos mais tarde, ao visitar o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, voltou contagiado pela ideia de construir um instituto que desenvolvesse tecnologia aeronáutica por aqui. Conseguiu e, em 1950, em São José dos Campos (SP), o ITA era oficialmente inaugurado.

Havia aí outro embrião, a criação, no mesmo campus, em 1969, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), hoje a terceira maior fabricante mundial de aviões, a partir do conhecido Bandeirantes.

Bons voos ao ITA em nosso Ceará.

Foto do Articulista

Eunício Oliveira

Articulista
O que você achou desse conteúdo?