Logo O POVO+
Socorro França: Chegou a Semana dos Direitos Humanos
Opinião

Socorro França: Chegou a Semana dos Direitos Humanos

O conceito de Direitos Humanos passa também pela Constituição de 1988, que instituiu a democracia e os direitos fundamentais, sociais, coletivos e individuais de todas as pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Estamos iniciando a Semana dos Direitos Humanos nesta quarta-feira (6). Pensar esse evento estando a frente da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará é de enorme satisfação. É a primeira vez que temos uma Secretaria específica para tratar essa temática e muito nos anima as possibilidades que temos de fortalecer essa pauta no Estado.

A Semana gira em torno do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente em 10 de dezembro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência a data em que foi instaurada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. No texto dessa declaração, vimos que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

O conceito de Direitos Humanos passa também pela Constituição de 1988, que instituiu a democracia e os direitos fundamentais, sociais, coletivos e individuais de todas as pessoas. A atuação da Secretaria dos Direitos Humanos está focada nesse propósito: garantir a dignidade humana no Ceará.

Iniciaremos a programação da Semana dos Direitos Humanos com fala do querido Mário Mamede, importante defensor da temática em nosso Estado, que apresentará palestra sobre trajetórias e conquistas dos Direitos Humanos no Ceará. A abertura acontecerá às 14h de hoje (6), no auditório da Secretaria da Fazenda III.

E por falar em defensor, também na abertura da Semana entregaremos pela primeira vez a comenda "Defensores dos Direitos Humanos". Com muita alegria homenageamos: Cacique Pequena; João do Cumbe; João Alfredo; Mário Mamede e Durval Ferraz (in memorian). Cada um desses nomes deixa uma importante marca na nossa história, no nosso Estado, lutando pela melhoria na vida das pessoas.

Ao longo dos próximos dias, realizaremos uma série de atividades que falam um pouco sobre o trabalho que estamos realizando na Secretaria. Os Direitos Humanos são transversais e atuamos com diversas temáticas, mas o foco é o mesmo: cuidar das pessoas. Convido a todos a juntarem-se a essa luta e a estarem conosco não só durante essa semana, mas em toda a trajetória da Secretaria dos Direitos Humanos. De forma participativa e inclusiva, construiremos uma sociedade cada vez melhor.

Foto do Articulista

Socorro França

Articulista
O que você achou desse conteúdo?