Logo O POVO+
Capitão Wagner: Saúde de qualidade: quem quer, faz
Opinião

Capitão Wagner: Saúde de qualidade: quem quer, faz

.Priorizar a saúde da população deve ser o primeiro grande compromisso de um gestor, garantir que as pessoas recebam atendimento humanizado, de qualidade, com bons profissionais, em ambientes adequados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Maria Clara é uma criança atípica, acompanhada pelo nosso Centro Integrado de Reabilitação, ela e outras centenas de pessoas com autismo, síndrome de down e outros tipos de deficiência físicas, motoras. Em 2023, conseguimos trazer um neuropediatra para cuidar da Maria e de todos os pacientes do CIRM, uma grande vitória para as famílias que tanto precisavam desse atendimento. Um bom gestor precisa conhecer as necessidades do povo e entender seus problemas, que na maioria dos casos, nem são tão complicados de se resolverem.

Às vezes, o seu João só precisa de uma consulta em um horário em que ele não precise faltar no trabalho. Por isso, criamos o atendimento no terceiro turno em alguns dos nossos postos de saúde, onde os trabalhadores têm a oportunidade de se consultar à noite ou nos finais de semana.

Enquanto a UPA do José Walter, aqui em Fortaleza, segue em reforma há quase três anos, a UPA de Maracanaú já foi reformada e conta com novos serviços, um novo Protocolo de AVC, além de um atendimento de emergência odontológica no turno da noite, aos finais de semana e feriados.

E receber medicamento em casa, uma promessa do ex-prefeito de Fortaleza, que também é médico e que não saiu do papel, mas que em Maracanaú está sendo executada por nós e tem feito a diferença na vida das pessoas acamadas. E as consultas de telemedicina disponíveis, com médicos especialistas do Sírio Libanês, tudo com custo zero para o município.

Criamos também o programa "Ver e Ler", que leva para todos os alunos da rede de municipal exames oftalmológicos, óculos para quem precisar e ainda cirurgias de correção, tudo gratuitamente, ajudando no bom desempenho escolar, antes prejudicado pela baixa visão. Além desse programa, fizemos outra parceria com a secretaria da Educação, onde contratamos um neuropediatra para acompanhar de perto e cuidar da saúde dos alunos.

Priorizar a saúde da população deve ser o primeiro grande compromisso de um gestor, garantir que as pessoas recebam atendimento humanizado, de qualidade, com bons profissionais, em ambientes adequados. Isso tudo não deveria ser visto como algo surpreendente, ou fora da realidade das prefeituras, mas como tem sido cada vez mais difícil acontecer, muita gente acha algo distante, impossível de se tornar realidade, mas quem quer fazer, faz.

 

Foto do Articulista

Capitão Wagner

Articulista
O que você achou desse conteúdo?